O encontro europeu de Jovens Lusodescendentes que a Cap Magellan organiza anualmente e que este ano que vai ter lugar na região Oeste, entre os dias 10 e 14 de Agosto, já tem programa.
O evento, que também se enquadra nas comemorações oficiais do Dia internacional de Juventude, é um encontro europeu de 50 jovens lusodescendentes vindos de oito países diferentes (França, Portugal, Espanha, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, e Reino Unido) e de animadores de juventude.
Sob o mote “Incluir a diferença: favorecer a empregabilidade de todos os jovens na Europa”, a iniciativa “procura valorizar o bilinguismo, a dupla-cultura e a multiculturalidade” que têm em comum muitos dos jovens e animadores de juventude lusodescendentes presentes, mas também visa “dar respostas aos jovens para quem procurar emprego é mais difícil, nomeadamente os jovens com deficiências, os jovens que moram nas zonas rurais, os jovens NEET (Não na Educação, Emprego ou Formação), os imigrantes e os requerentes de asilo”.
O objectivo desta iniciativa passa por criar uma rede europeia de animadores de juventude lusodescendentes e lusófonos. Cada jovem receberá uma formação composta por seminários e actividades informais que tratarão de empregabilidade. Além disso, será construído um projeto de inserção profissional destinado aos jovens refugiados da região, em parceria com uma empresa local e associações portugueses que tratam dessa realidade.

- publicidade -