Encontro criativo da economia social juntou entidades nas Gaeiras

0
486

Cerca de uma dezena de participantes no evento discutiu as necessidades e procurou ajudar a encontrar soluções para o setor

O Espaço Ó das Gaeiras recebeu, na manhã do passado sábado, o Encontro Criativo da Economia Social de Óbidos. Aquela iniciativa juntou cerca de uma dezena de participantes, na sua maioria representantes de instituições deste setor, para debater as principais necessidades e desafios sentidos na atualidade, mas também para traçar algumas estratégias e soluções para o futuro.
“O objetivo deste encontro foi identificar de forma colaborativa as necessidades fundamentais sentidas pelas entidades da região de Óbidos, e apresentar aos participantes instrumentos estratégicos de diagnóstico organizacional”, explicou à Gazeta das Caldas Marco Serpa, fundador da Óbidos Hub, que organizou o evento.
O objetivo da iniciativa passou por colocar em contacto diferentes entidades do mesmo setor, que têm problemas e desafios comuns e, desta forma, fazer ver que juntos podem encontrar melhores soluções.

Dificuldade de envolvimento da sociedade em causas coletivas, com a consequente subutilização dos espaços é uma dificuldade

Modernização dos serviços prestados será um dos maiores desafios destas instituições

A sessão, que decorreu durante a manhã, foi dinamizada por Clara Rodrigues, mestre e especialista em avaliação de projetos sociais, acompanhada por Irene Ciccarino, professora de gestão e investigadora na área de empreendedorismo social.
Entre os principais problemas e desafios comuns às várias entidades da economia social em Óbidos (e não só!) está “a dificuldade de envolvimento da sociedade em causas coletivas, com a consequente subutilização de espaços”. A esse fator acresce também um grande desafio que passa pela modernização dos serviços prestados por estas entidades na atualidade.
Marco Serpa explicou também que “deste encontro saíram algumas possibilidades de colaboração entre as entidades, que serão agora exploradas noutras iniciativas da Óbidos Hub”.
Uma das necessidades e, simultaneamente, uma solução, que saiu deste encontro criativo passa pela “importância da inclusão dos jovens de uma forma mais produtiva (estágios, voluntariado de competências) através da criação de parcerias na economia social”. Segundo aquele responsável, isso será benéfico, obviamente, para as instituições, mas também para os próprios jovens, que dessa forma terão uma possibilidade de adquirir competências e experiência no mercado laboral. ■

- publicidade -