Empresários vão organizar bienal de cutelaria

0
719

Os empresários do sector cuteleiro de Santa Catarina e Benedita estão unidos num dos cinco maiores clusters de cutelaria europeia e vão cooperar na organização de uma bienal dedicada ao sector. A dezena de empresas que constitui o núcleo criado no seio da AIRO reuniu no passado dia 15 de Janeiro, na sede da Junta de Freguesia da Benedita, para discutir medidas para resolver a carência de recursos humanos, abordando o recrutamento nacional, mas também internacional.

A questão da rede de transportes públicos que pode servir os trabalhadores da indústria e a sua adequação foi outro dos pontos chaves em debate, tendo merecido destaque a má ligação rodoviária entre Caldas da Rainha e a Benedita.
Em cima da mesa está ainda a criação do perfil profissional do cutileiro, a realização de acções de divulgação junto da população e de projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico.
O lançamento de concursos de criação de novos produtos, nomeadamente, canivetes, é outra das ideias a ser implementada.
Antes da reunião, durante a manhã, representantes do Instituto Politécnico de Leiria, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, do CENFIM, da AIRO e das autarquias visitaram a fábrica Ivo Cutelarias, em Santa Catarina e, já depois de almoço, a ICEL, na Benedita.

- publicidade -