A secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, marca presença, esta terça-feira, no Parque Tecnológico de Óbidos, na assinatura do auto de consignação da empreitada de dragagem da zona superior da Lagoa de Óbidos.
Além dos presidentes das câmaras das Caldas e Óbidos, Fernando Tinta Ferreira e Humberto Marques, a cerimónia também contará com a presença de Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.
Após a assinatura do contrato terá lugar uma reunião da Comissão de Acompanhamento das Intervenções ao abrigo do Plano de Gestão Ambiental da Lagoa de Óbidos.
A intervenção, orçada em 14, 7 milhões de euros, financiados pelo POSEUR (85%) e pelo Fundo Ambiental (15%), inclui a dragagem de 875 mil metros cúbicos dos canais e bacias na zona dos braços da Barrosa (Caldas da Rainha) e Bom Sucesso (Óbidos) e a sua deposição no mar para sul a partir da arriba do Gronho, por rainbow. O transporte será feito por tubagem flutuante, com auxílio de estações intermédias de bombagem.
A obra prevê, ainda, a valorização ambiental de 78 hectares a montante da foz do rio Real, através da erradicação de vegetação infestante e plantação de espécies vegetais autóctones.































