Em três anos o Parque dos Monges tornou-se “referência nacional”

0
1679

ParqueMonges3Já passaram três anos desde que o Parque dos Monges abriu as suas portas, oferecendo aos seus visitantes uma viagem cheia de adrenalina e diversão aos tempos em que os monges cistercienses habitavam aquelas terras. A efeméride vai ser assinalada com pompa e circunstância, com um programa de animação que se estende entre hoje, feriado de 15 de Agosto, e o próximo dia 19, e do qual se destacam a inauguração de novos espaços, exposições e degustações e uma festa de Verão.
Fruto de um investimento de quase 4 milhões de euros dos irmãos Alexandre e Isidro Alves, o Parque dos Monges estende-se por dez hectares da Quinta das Freiras, o local onde os monges cistercienses se estabeleceram enquanto o Mosteiro de Alcobaça era construído, no início do século XII.
O primeiro parque temático da região parece estar a afirmar-se como atracção de muitos dos que por aqui passam.
De acordo com Alexandre Alves, o empreendimento é, “a seguir ao Mosteiro de Alcobaça, o local mais visitado do concelho”. A grande maioria dos visitantes são portugueses, sobretudo vindos da Grande Lisboa. Seguem-se os espanhóis, franceses e ingleses.
À Gazeta das Caldas o administrador do espaço diz que no ano de 2013 o parque registou 47.000 visitas, mais do dobro das registadas em 2012. Para o aumento da procura concorre o aumento da oferta de actividades e de animações disponíveis no parque, e uma aposta forte no marketing. “Temos vindo a conquistar notoriedade junto do público, sendo que hoje já muita gente ouviu falar ou já visitou o Parque dos Monges, tendo-se tornado uma referência a nível nacional no sector de actividade”, afirma. Números que, “atentas as dificuldades com que as pessoas têm vivido nos últimos anos no nosso país”, levam Alexandre Alves a considerar que as expectativas iniciais têm vindo a sem correspondidas.
A conjuntura económica levou ao adiamento de alguns dos projectos iniciais. É o caso do hotel em sistema de bungalows, do hostel e do parque de campismo que os proprietários tencionavam abrir no ano seguinte à abertura do parque. “Decidimos ser cautelosos pois a situação não aconselhava que se partisse para investimentos de tão grande dimensão num período de recessão e de falta de crédito bancário”, explica Alexandre Alves. Mas os projectos não foram descartados. “Esses equipamentos continuam a fazer parte dos nossos planos pois inserem-se no nosso plano de negócios e de uma oferta diversificada de alojamentos, os quais também nos permitiriam fechar o ciclo de oferta e assim abranger os mais diversos públicos-alvo”, esclarece, acrescentando que estes são equipamentos cuja implementação contam retomar a curto prazo.
“Aperfeiçoar e ampliar a oferta de animações e actividades e alargá-la a outras áreas geográficas” são outros objectivos que a administração do Parque dos Monges espera atingir num futuro próximo. Até lá, o Fluviário e Lontrário, a Granja do Convento, o Aviário dos Conversos e a Capoeira dos Frades, o Lago das Freiras, o Jardim Bíblico, as Oficinas Monásticas, a Ilha do Boticário e a Ilha dos Copistas continuam a ser as grandes atracções do espaço, onde se pode ainda visitar o Museu dos Doces Conventuais. Às vertentes da Natureza e da História junta-se uma vasta oferta de desportos radicais, como canoagem, slide, tiro com arco, corrida de orientação e eco kart.
O Parque dos Monges pode ser visitado todos os dias entre as 10h00 e as 19h00, com bilhetes a partir de cinco euros para crianças e maiores de 65 anos e sete euros para adultos.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

 

- publicidade -

Programa de festejos do 3º aniversário

Sexta-feira, 15 de Agosto
11h00 Inauguração da mostra “Monges Barristas Alcobaça”
11h30 Inauguração da mostra de trabalhos artesanais em madeira
16h30 Monges, plantas aromáticas, medicinais e infusões
18h00 Apresentação do programa da “Terra”
Artesãos ao vivo ao longo de todo o dia

Sábado, 16 de Agosto
11h00 Inauguração da “Oficina da Ginja”
15h30 Inauguração da “Torre Abadia”
16h30 Concerto da Orquestra Juvenil de Alpedriz
21h00 Festa de Verão 2014, com Dj Fatcat e Dj Leuston3D (entrada livre)
Artesãos ao vivo ao longo de todo o dia

Domingo, 17 de Agosto
09h30 Caminha Solidária (inscrição: mínimo de 3 bens alimentares que serão entregues a famílias carenciadas)
12h00 Apresentação do Trail Parque dos Monges
15h00 ACSIA no Parque dos Monges
Artesãos ao vivo ao longo de todo o dia

Segunda-feira, 18 de Agosto
15h00 A Granja de Cister no Parque dos Monges (apresentação e degustação)
17h30 Apresentação do Passe Residente
18h00 Monge Barrista com Rui Rasquilho
Artesãos ao vivo ao longo de todo o dia

Terça-feira, 19 de Agosto
15h00 Apresentação do Biscoito Conventual da Maçã
16h00 Degustação dos Produtos Maçã de Alcobaça
17h00 Apresentação do Clube Maçã de Alcobaça
18h00 Colóquio “O Património Cultural e o Turismo”
21h00 I Gala “Parque do Monges”
Prova de Orientação do 3º Aniversário do Parque dos Monges e Artesãos ao vivo ao longo de todo o dia

- publicidade -