Da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, têm surgido vários produtos alimentares inovadores. As almôndegas de cavala são o mais recente exemplo. Criadas pela chef Patrícia Borges, docente daquela escola, serão comercializadas em três variedades: apenas com o pescado, com vegetais ou com especiarias. Estarão brevemente à venda em super e hipermercados portugueses em embalagens de um quilo, sendo produzidos e comercializados pela Receituarium, empresa de Peniche. Segundo um comunicado da escola, este novo produto não contém aditivos e, para além de “incentivar à prática de hábitos alimentares mais saudáveis”, pretende “contribuir para escoar a captura de cavala, apresentando assim um elevado índice de sustentabilidade ambiental para a região”. E tendo em conta a velocidade a que os portos da região (Peniche e Nazaré) esgotaram as quotas para a pesca de sardinha em 2015 e as polémicas previsões para as quotas deste ano, esta pode ser uma forma de os pescadores manterem a actividade piscatória rentável. A criadora, Patrícia Borges, disse que as almôndegas “podem vir a ter um impacto muito positivo nos hábitos de alimentação dos portugueses em especial das crianças, que normalmente preferem a carne ao peixe”, explicando que é daí que “o objetivo de distribuir estes produtos nas cantinas escolares”. Destacou a facilidade e rapidez de confecção do produto e o elevado valor nutricional. “A cavala integra a classificação de peixe azul, rica em ácidos gordos ómega 3, que aumentam o colesterol bom e diminuem o mau”, explicou, acrescentando que “é um peixe rico em vitamina A, B6, B12, C, D, E, bem como sais minerais – cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e selénio”. Os hambúrgueres de cavala foram criados pela mesma docente. Anteriormente, em Peniche, já haviam sido criados o pão e o gin de algas. I.V.- publicidade -































