EHTO participou no “Natal na Europa”, na Lituânia

0
490
A EHTO levou a gastronomia típica lusa à cidade de Klaipeda, na Lituânia

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste participou no evento que contou com dezenas de escolas europeias

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste participou no “Natal na Europa”, na cidade de Klaipeda, na Lituânia. Esta é uma iniciativa da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo, onde se reúnem dezenas de escolas de toda a Europa para partilha das respetivas tradições natalícias – trajes, decorações, músicas e gastronomia.
A equipa que representou Portugal foi constituída pela aluna Catarina Gomes, do curso de Gestão e Produção de Pastelaria e Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
“Podemos destacar alguns momentos especiais do evento, como por exemplo, a realização da Feira de Gastronomia e Turismo, onde as escolas decoraram e dinamizaram o seu próprio stand de informação e degustação de produtos regionais, o desfile inaugural com os trajes típicos de cada país pelo centro da cidade, os jantares buffet com a gastronomia típica de cada país, as atuações artísticas com música e dança de cada país, as visitas culturais ao Museu do Mar de Klaipeda e à estância balnear de Palanga nas margens do Mar Báltico e o jantar da cerimónia de encerramento”, referiu o diretor da EHTO, Daniel Pinto.
“O nosso bacalhau, o polvo à lagareiro, o arroz doce, o pão de Ló e os filhoses fizeram muito sucesso”, acrescentou o responsável, notando que “a aguardente DOC Lourinha ou a ginjinha de Óbidos receberam muitos elogios e a atuação musical no palco da Escola Lituana também recebeu muitos aplausos”.
As próximas edições dos Natais na Europa serão realizadas na Holanda em 2024 e no Chipre em 2025.

Academia de Mini Chefs
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste organizou, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, uma Academia Mini Chefs de Natal que contou com 16 mini-chefs, com idades entre os 8 e os 14 anos.
“Além do espírito de convívio, fomento das relações interpessoais, ocupação dos tempos livres com a interrupção letiva do Natal, os principais objetivos relacionados com este programa estiveram focados em atividades práticas de iniciação à cozinha e suas técnicas culinárias, com destaque para a preocupação sobre princípios da sustentabilidade, hábitos de alimentação saudável, combate ao desperdício, gastronomia tradicional e promoção dos produtos locais e sazonais. Foi, também, realçada e trabalhada a dimensão das expressões artísticas e criativas com a realização de uma peça de teatro de Natal”, explicou.
Na mesma escola realizou-se no dia 20 de dezembro o já tradicional Workshop de Cozinha de Natal, que contou “com 16 participantes interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre as tradições da Mesa da Consoada Portuguesa, assim como o Workshop de Pastelaria e Doçaria, realizado no dia 19 de dezembro, permitiu a redescoberta dos doces, sobremesas e sabores da época natalícia”, frisa. ■
ivicente@gazetadascaldas.pt

- publicidade -