Escolas procuram rumo na era do digital

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Presidente da República deu uma aula, esta semana, na telescola

A pandemia alterou de forma profunda o ensino. O grande desafio do sistema é fazer uma transição para o digital sem deixar ninguém para trás numa era em que o domínio das ferramentas tecnológicas é essencial

O auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior recebe, hoje, o workshop “Fazer um pitch é na boa”. A iniciativa, no âmbito do programa Poliempreende, pode ser seguida na página de Facebook da instituição e também via plataforma Zoom. Até há uns meses, este evento seria presencial, mas, devido à pandemia, as circunstâncias alteraram-se. E é precisamente isso que está a acontecer com as escolas, que tiveram de se adaptar e encetar uma transição rápida para o digital, mudando a forma como vemos o ensino.
Com o encerramento dos estabelecimentos de ensino a 16 de Março, alunos dos vários graus de ensino passaram a usar com regularidade plataformas como o Zoom para estar em contacto com os professores e a enviarem, com mais frequência do que faziam até ao fecho das escolas, os trabalhos por e-mail.
E, de repente, uma solução do passado acabou por servir para ultrapassar os obstáculos da distância, com o lançamento do projecto #EstudoEmCasa: a 20 de Abril, a televisão pública, através da RTP Memória, apresentava a telescola, com aulas de apoio para os alunos do ensino básico. A medida teve tanto impacto que até o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já deu uma aula…

ESCOLAS ADAPTAM OFERTA FORMATIVA

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As mudanças no sistema de ensino não se ficam por aqui. Há escolas que já adaptaram a oferta formativa, como a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, que desenvolve, há cerca de três meses, um plano de reforço da formação on-line para o turismo, que prossegue no próximo ano lectivo, com os programas de formação “BEST – Business Education for Smart Tourism”, “Formação Executiva Online” e “Clean & Safe”. “É importante relançar a confiança no setor do turismo e hotelaria, apostar na formação e educação dos principais agentes, que estão a ser particularmente atingidos pelos efeitos da pandemia”, justifica o diretor da escola, Daniel Pinto.

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