Início Sociedade Educação Escolas das Caldas prestaram homenagem a Ferreira da Silva

Escolas das Caldas prestaram homenagem a Ferreira da Silva

0

Almoço na EHTO e aula aberta da ESAD no Jardim da Água foram iniciativas organizadas para recordar o mestre

No dia 27 de maio duas escolas da cidade homenagearam o mestre Ferreira da Silva, com iniciativas referentes ao artista e que envolveram os alunos.
Na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste realizou-se um almoço em que os estudantes desenvolveram receitas com base na obra do artista. Neste repasto, os ceramistas caldenses Miguel Neto, Paula Violante, Francisco Correia e Sílvia Jácome conceberam e realizaram os suportes em cerâmica para que fosse servida a comida.
Ao final da tarde do mesmo dia, os alunos do mestrado de Gestão Cultural da Escola Superior de Artes e Design das Caldas, realizaram uma leitura encenada da obra Arte e Eros, da escritora e filósofa Iris Murdoch (1919-1999) e que recebeu o Prémio Booker em 1978.
A leitura encenada teve lugar no Jardim das Águas, instalação de Ferreira da Silva perto do hospital e do Museu do Hospital e das Caldas, dando assim àquele espaço o uso para o qual o artista que o projetou o havia pensado: um local que pudesse receber eventos de índole cultural.
A aula permitiu ainda perceber a relação próxima que existe entre os estudantes e os professores da escola de artes, que se desafiam mutuamente para diversos projetos que ajudam a aproximar a cidade da escola superior.
O diretor da Gazeta das Caldas, José Luiz Almeida e Silva, fez uma contextualização, explicando de onde era o artista e como surgiu a sua ligação às Caldas. “Como era imagem do artista, esta obra começou como uma coisa muito pequena, mas depois foi sempre crescendo”, recordou.
O professor Mário Caeiro, responsável pela aula aberta, confidenciou que já fizeram uma proposta à Câmara das Caldas para gravar um teledisco neste mesmo espaço.
O docente fez notar a diferença entre o conceito real de espaço público e o conceito generalizado. “O espaço público deveria ser o que é de todos, mas em Portugal o espaço público é o que não é de ninguém”, salientou, referindo ainda assim que, “apesar de tudo, existe um certo respeito por este espaço”.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.