Parceria resultou no conjunto de ilustrações que embelezam esta edição de aniversário. Sempre com os olhos postos no futuro
O desafio era agarrar o futuro e desenhá-lo para as páginas desta edição do 96º aniversário da Gazeta das Caldas, que tem o futuro da cidade e da região no horizonte para a próxima década. E a Escola Superior de Artes e Design (ESAD) disse prontamente presente ao desafio lançado, com os docentes a corresponderem e a ilustrarem os trabalhos jornalísticos desta edição com vislumbres gráficos do que será o nosso coletivo em certas áreas de atividade.
Este desafio criativo foi prontamente aceite pelo diretor da escola, João dos Santos, tendo João Maio Pinto assumido a coordenação do projeto.
Como o leitor se aperceberá nas próximas páginas, estas ilustrações acompanham reportagens e artigos de opinião de especialistas sobre os temas que estiveram em análise pela redação ao longo desta semana. Contudo, o processo criativo das ilustrações resultou, apenas, da interpretação individual de cada um dos professores da ESAD, que assim puderam transmitir a sua visão sobre o que pode acontecer na próxima década em domínios tão diversos como a saúde, a economia, a habitação ou a cultura.
Nas páginas seguintes da Gazeta, poderá apreciar, mais em concreto, o trabalho destes artistas, que colaboraram de forma graciosa com o nosso jornal, dando o melhor de si em prol de uma edição única e irrepetível.
Para a posteridade, e com o devido agradecimento, aqui ficam os nomes dos autores das ilustrações e os respetivos subtemas, com um agradecimento especial ao diretor da escola: António Gomes (cultura), Bruno Santos (habitação), João Catarino (saúde), João Maia Pinto (economia), Luísa Barreto (mobilidade), Marco Correia (clima), Nuno Fragata (ensino), Ricardo Castro (emprego) e Teresa Amaral (alimentação).
Por fim, mas não menos importante, resta, ainda, referenciar a ilustração das páginas anteriores, da autoria de Isabel Baraone, que valoriza o texto de suporte a esta edição de colecionador da Gazeta das Caldas. Que é única e transmissível. ■

































