A conexão dos mais novos à natureza é um dos pilares do Hello Nature, que segue a metodologia da Forest School, ou seja, a escola da floresta
O respeito pela natureza e o desenvolvimento das crianças, com autonomia e alegria são os principais desafios do projeto Hello Nature, que nasceu recentemente nas Caldas.
Esta é uma iniciativa da BioGleba, uma associação juvenil com sede no Centro da Juventude da cidade.
“O mote é a proteção ambiental e o desenvolvimento infantil”, explicou à Gazeta das Caldas o presidente da associação, Tiago Fidalgo, que acredita que “as crianças precisam de mais contacto com a natureza, mais competências e mais autonomia”.
Este projeto pretende aplicar a metodologia da Forest School (em português, escola da floresta) e desenvolve-se num espaço de excelência para esse fim: a Mata Rainha D. Leonor, num pequeno abrigo junto à zona da compostagem.
As atividades realizam-se todos os dias da semana, entre as 9h00 e as 13h00 e passam, precisamente, por brincar ao ar livre. Histórias, pinturas, culinária, construção de objetos com madeira ou barro são algumas delas, entre muitas outras brincadeiras.
Além das atividades definidas pela equipa, todos os dias está previsto um tempo para os mais novos decidirem o que querem fazer. “Nesse momento estamos para ajudar e não para decidir o que eles vão fazer”, esclareceu.
O projeto destina-se a crianças entre os 2 e os 6 anos. Em média o grupo tem nove crianças por dia.
“Gostávamos que este projeto tivesse um cariz social, mas no início não nos foi possível, porque é totalmente custeado pelos pais. Estamos a trabalhar com algumas entidades para criar bolsas”, revelou Tiago Fidalgo, agradecendo os apoios e parcerias já estabelecidos.
Atualmente a equipa tem cinco pessoas, um professor, uma terapeuta de psicomotricidade, uma educadora de infância e dois estagiários de ação educativa.
A ideia deste projeto educativo ao ar livre é algo que já vinha de antes da pandemia, mas que, com o confinamento, encontrou as condições para ser colocada em prática.
Para o próximo verão, a associação está a preparar o formato de campo de férias, à semana, a funcionar no mesmo horário. Neste caso, destinado a crianças até aos 10 anos.
No futuro a associação, que nasceu há quase três anos, pretende trabalhar na área dos intercâmbios juvenis com países estrangeiros.
O presidente da associação, Tiago Fidalgo, tem 30 anos e tem raízes no Painho, mas estudou nas Caldas e é treinador de escalões de formação do Caldas SC.
































