A exposição do World Press Cartoon (WPC) foi visitada por alunos de escolas caldenses na Semana da Mobilidade. Mostra será apresentada em Madrid
Alunos das escolas de Santo Onofre e de Santa Catarina conheceram, mais em pormenor, a exposição do World Press Cartoon (WPC), que se encontra em exposição no CCC.
A mostra vai viajar em breve até Madrid e poderá ser apreciada na Universidade de Alcalá. Vão estar presentes os 50 melhores trabalhos, incluindo os premiados e os que receberam menções honrosas.
Prevista para a próxima semana está já uma visita de alunos da Universidade Sénior Rainha D. Leonor, que vão conhecer, com detalhe, as mais de 300 propostas de 49 cartoonistas de todo o mundo e que enviaram cartoons para a 16ª edição deste salão internacional.
“Estamos a aguardar pelo menos mais uma turma da Secundária Bordalo Pinheiro e de um grupo de uma escola de Tomar de 36 alunos”, explicou Mariana Calaça Baptista, do grupo Living Streets 2020, que trabalhou em parceria com o município caldense, na organização das atividades do Dia da Mobilidade.
A também responsável pelas visitas guiadas à exposição afirmou que, neste âmbito, deverão ter visitado a exposição cerca de 150 alunos das escolas das Caldas, com idades entre os 7 e os 17 anos.
Durante estas visitas houve, ainda, filmagens para o programa Radar, do Zig Zag, da RTP, que incluiu algumas entrevistas a estudantes caldenses. A responsável contou que as visitas têm a duração de uma hora e que, após “percorridos” os cartoons, os alunos fazem também os seus próprios desenhos, inspirados no que viram. “É possível, através do humor e da linguagem gráfica, conversar com crianças e jovens sobre os grandes temas da actualidade”, disse a responsável, satisfeita com o interesse que os estudantes mostram pelo debate da atualidade.
Esta é, também, uma oportunidade para conversar com os vários públicos sobre democracia, a liberdade de expressão e de imprensa que não estão asseguradas em muitos países, em vários cantos do mundo. A responsável aborda, também, na conversa com os visitantes temas como a censura e a perseguição a cartoonistas, que têm a liberdade de expressão ameaçada por alguns regimes.
”A maioria dos estudantes reconhece os líderes mundiais e sabe os grandes temas que estão em debate”, explicou Mariana Calaça Baptista. Entre os vários temas tratados pelos cartoonistas contou-se com a sustentabilidade e daí ter sido feita a ponte com a Semana da Mobilidade. A exposição do World Press Cartoon é dirigida por António e vai estar patente até 17 de outubro. Ainda é possível realizar visitas guiadas, devendo os interessados contactar o CCC. ■

































