AJP já permitiu a experiência no estrangeiro a mais de 80 jovens da região

0
768
Os jovens portugueses com um grupo de voluntários num dos encontros que decorreu na Islândia

A caldense Inês Oliveira está em Sininauhasäätiö, Helsínquia (Finlândia) desde outubro a prestar apoio em atividades desenvolvidas para pessoas com problemas de toxicodependência, álcool e doenças mentais, e outras em situação de sem abrigo. A jovem diz que a experiência tem sido um desafio, tanto para ela como para com quem trabalha, pois é a primeira vez com que se deparam com um voluntário estrangeiro.
“Sinto que, por vezes, existe desconfiança, mas também muito entusiasmo”, conta, acrescentando que a pandemia veio impedi-la de fazer algumas das atividades. A jovem está a aprender a lidar com esta realidade, mas também com as condições atmosféricas, pois durante o inverno há poucas horas de sol e temperaturas muito baixas. “Estou a gostar bastante de cada momento e a tentar aproveitar ao máximo esta experiência que será única na minha vida”, concretiza.
Já Pedro Abreu, de Peniche, participa num projeto relacionado com educação informal na Eslováquia, onde permanecerá até fevereiro de 2021. O voluntário ensina Inglês e Português a crianças e adolescentes, ajuda professores de língua inglesa nas escolas locais e ainda trabalha com uma fundação que presta auxilio a adultos com dificuldades motoras e psicológicas. “Tenho adorado cada dia deste projeto de voluntariado, sinto que estas atividades que tenho desempenhado me têm feito crescer bastante enquanto pessoa e profissional”, conta o voluntário, que recomenda um projeto do género a qualquer jovem entre os 18 e os 30 anos.
Também Sofia Fonseca, Ana Antunes e Sandra Isidro participaram num projeto que decorreu durante dois meses na Islândia, no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade (CES). Este programa oferece aos jovens, com idades entre os 17 e 30 anos, a possibilidade de serem voluntários num outro país durante um período específico, normalmente entre duas semanas e 12 meses. As atividades de voluntariado podem centrar-se no domínio do ambiente, artes e cultura, atividades com crianças, jovens ou idosos, património ou desporto e atividades de lazer.
Nos últimos 15 anos a AJP já enviou 80 jovens para vários projetos a decorrer na Europa. Desde fevereiro de 2001, a associação juvenil já acolheu cerca de 280 voluntários vindos dos mais diversos países da Europa, que têm desenvolvido atividades de carácter educativo e de animação com crianças, bem como, dar apoio a atividades culturais e ambientais da comunidade de Peniche. Atualmente conta com três jovens, oriundos do Luxemburgo, a desenvolver o seu voluntariado na área social e educacional. Desempenham tarefas no Centro de Atividades de Tempos Livres da AJP, com crianças dos seis aos 12 anos. As duas jovens desenvolvem também o apoio às refeições escolares em escolas do concelho.
As oito vagas que tem disponíveis para o envio de jovens para outros países estão congeladas até ao final deste ano, uma vez que são para Itália e o parceiro italiano só irá começar a aceitar acolher jovens a partir de 2021. No entanto, os jovens interessados em ter uma experiência Erasmus + e integrar um CES ou um intercâmbio internacional, podem contactar a AJP através do facebook ou pelo e-mail: ajpx.international@gmail.com.

- publicidade -