Aprovada dotação no Orçamento de Estado 2020 que deverá viabilizar a construção do equipamento previsto há 12 anos
É uma luta antiga, mas que pode ter dado um passo importante no passado dia 4 de Fevereiro, com a aprovação pelo Parlamento da dotação em sede do Orçamento de Estado para 2020 das verbas necessárias para o lançamento da obra para a construção da Residência de Estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM).
A proposta foi apresentada na Comissão de Orçamento e Finanças pelo grupo parlamentar do PCP e aprovada com os votos a favor daquele partido, do BE, do PSD, do CDS e do CHEGA, e a abstenção do Iniciativa Liberal e do PAN. Desta forma, os votos contra do PS não foram suficientes para chumbar a medida.
Esta é uma causa que mobiliza tanto a direcção da escola, do Instituto Politécnico de Santarém e os próprios alunos, que se mobilizaram para ir a Lisboa assistir à votação.
“Queremos e merecemos ter uma Residência de Estudantes. Não é um capricho, mas sim uma necessidade!”, referia a associação académica da ESDRM nas redes sociais.
O próprio director da ESDRM, Luís Cid, esteve do lado dos alunos. “Não vamos desistir. Só ficaremos satisfeitos quando a Residência de Estudantes estiver construída. Os nossos estudantes e as suas famílias merecem que assim seja”, disse.
O projecto contempla um edifício de três andares e com capacidade para 100 camas será implementado no campus da ESDRM, com uma área superior aos 2 mil m2. A construção, orçada em 1,6 milhões de euros, já deveria ter sido iniciada no ano passado.
































