Editorial – No 91º ano de publicação

0
847

Amanhã, sábado, a Gazeta das Caldas comemora o seu 91º aniversário, depois de um ano em que viveu, das mais variadas formas, os seus 90 anos, data emblemática e marcante para um jornal regional em Portugal.
Estamos a caminho do centenário, com redobrada força e empenho, depois de momentos mais difíceis vividos na última década, resultantes da crise que atingiu duramente o mundo, a Europa e especialmente o nosso país, depois da crise do subprime nos EUA em 2008.
Simultaneamente com a crise económica e financeira, que atravessou todo o mundo desenvolvido, os media, por seu lado, também enfrentam as consequências das transformações na sociedade da informação, com a emergência dos meios de comunicação digitais e, especialmente, da comunicação on-line nas redes sociais.
Gazeta das Caldas tem respondido a estas ameaças com novos desafios, aos quais os leitores, assinantes e anunciantes, têm sido sensíveis, até porque nos últimos anos o nosso jornal viveu profundas transformações de conteúdo e de forma, que têm agradado à generalidade dos nossos parceiros e companheiros de caminhada.
De igual modo o jornal saiu para a rua, com iniciativas diversas, desde a realização de eventos públicos como as regatas ou os bailes tradicionais no parque, revivendo momentos marcantes da história caldense, tal como a realização de exposições de vária índole, desde a fotografia até mesmo à caricatura.

De realçar que a exposição de caricatura e cartoons em homenagem ao cartoonista António do Expresso, tem feito um percurso pelo país, tendo já estado em Peniche, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Torres Vedras, Leiria, Ílhavo, encontrando-se presentemente em Viseu antes de ir para S. João da Madeira.
Mas, mais importante que esta actividade comemorativa, estamos cientes da qualidade acrescida do nosso jornal, que melhorou substancialmente mesmo do ponto de vista gráfico, depois da última reconversão técnica realizada.
Temos pois um jornal com 91 anos de idade, jovem e dinâmico, a preparar-se para realizar mais uma década, que o levará ao centenário, título que poucos podem arvorar no nosso país.
Por tudo isto, é altura para nos congratularmos com todos aqueles que têm tornado possível esta epopeia, desde os jornalistas e restante pessoal que assegura o funcionamento do jornal, como os assinantes, leitores e anunciantes, sabendo que cada vez temos mais assinantes da edição digital, uma inovação que nos orgulhamos e que hoje já é um facto normal.
O ano de 2017 vai constituir para nós um novo marco que fortalecerá ainda mais a nossa ligação com o público em geral da região Oeste, uma vez que a nossa vocação extravasa decisivamente os concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos, pelo que continuamos a apostar numa informação qualificada e rica de toda esta região, que ultrapasse a mera inserção de notícias sem sabor nem conteúdo.
Queiram os assinantes, leitores e anunciantes e a Gazeta das Caldas será no futuro ainda melhor do que foi até hoje.

- publicidade -