EB Sto. Onofre inspira futura eco-escola turca

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As docentes caldenses e turcas, com os alunos da EB Santo Onofre

Projetos e práticas foram inspiração para estabelecimento escolar turco que quer ser eco-escola

Os projetos e práticas da Escola Básica de Santo Onofre em termos ecológicos e ambientais foram inspiração para três docentes da Sehit Muhammed Ismail Kaya Primary School, em Ankara (na Turquia), que pretende ser também uma eco-escola e que vieram às Caldas visitar, inspirar-se e aprender com o trabalho desenvolvido.
A existência do Parque Onofre, onde há uma horta bio em que a água da chuva é recuperada para a rega e no qual os alunos aprendem a semear, cultivar e cuidar dos alimentos, é um dos atrativos. O facto de também ter instalado um hotel de insetos é outra curiosidade. A iluminação LED na escola é mais uma das melhorias que pretendem replicar desta que é uma eco-escola desde 2013.
“Conhecemos o conceito de eco-escola e queremos ser uma ainda este ano e viemos aprender com uma escola que tem experiência e atividades e que tem um ecojardim magnífico”, explicou a docente turca Ecem Sener, agradecendo a receção e os conhecimentos partilhados.
A comitiva mostrou-se impressionada com o conceito da escola e com este projeto, em particular, que consegue tocar várias vertentes.
“As boas práticas implementadas foram partilhadas com as colegas de Ankara, Turquia, pelos alunos participantes e anfitriões”, explicou a professora Helena Martins. Ao longo destes dias foram feitas apresentações sobre a forma de criação das áreas verdes da escola caldense, “que se encontram sempre em fase de crescimento”. Foram também transmitidas informações sobre educação ambiental e realizadas visitas às oficinas.
“Foram partilhados os passos necessários para que a escola turca se torne Eco escola”, contou à Gazeta das Caldas a professora Helena Martins.

Um projeto transversal
Este projeto envolve todas as disciplinas, nas diferentes vertentes, da música ao inglês, passando pelo português ou pelas ciências.
Por outro lado, há também uma transversalidade de ciclos, com projetos que envolvem alunos de diferentes anos de escolaridade. Por exemplo, os alunos do 6º ano desenvolveram um workshop de reciclagem para fazer animações natalícias dedicado aos alunos do segundo ano.
Lis Soares fazia parte do grupo de alunos que desenvolveu o workshop. “Em vez de apenas falar com eles, fizemos uma coisa divertida e criativa, mas que lhes desse a entender que é importante reciclar”.
Já Margarida Tempero contou que trabalharam na horta, a arrancar as ervas e a plantar beterrabas, couves, alfaces e favas. “Eu nunca tinha tido uma experiência assim e foi bom, é giro ver as plantas a crescer”, disse.

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O apoio da comunidade
O apoio da comunidade é outra particularidade do Parque Onofre. O avô de Laura Matias veio à escola, com um trator adequado para tratar a terra e deixá-la pronta para plantar. “Achei que era um gesto de bondade, porque a horta estava em péssimo estado, e, como ele tem muito jeito para agricultura e gosta muito de conviver, aceitou logo”, contou.
No ano passado uma turma desta escola conseguiu, através da venda de ervas aromáticas produzidas na horta à comunidade, angariar 250 euros, que foram utilizados na compra de uma máquina de compostagem que foi posteriormente oferecida ao próprio estabelecimento escolar.
A visita das três docentes turcas durou apenas alguns dias, mas após o contato físico, fica a rede, que até já estava criada, sem que os intervenenientes se conhecessem pessoalmente. “Sai fortalecida”, explica Helena Martins.
Já de olhos postos no futuro, a docente revela que querem “fazer um novo projeto Erasmus sobre o mundo digital e a comunicação, para ter uma abrangência maior”. ■

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