
Vinte e sete jovens, do 9º ao 12º ano, foram distinguidos no dia 21 de Setembro, na Escola Secundária Raul Proença, pelo trabalho que fizeram ao longo do último ano lectivo. A entrega dos prémios escolares aos melhores alunos das escolas do ensino básico e secundário dos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos já constitui uma tradição do Rotary Club das Caldas que assim quer contribuir para o “futuro de Portugal”, disse o seu presidente, Jos Schulze.
A iniciativa, que já vai na sua 12ª edição, é das que mais expressão tem junto da comunidade, juntando alunos, professores, familiares, responsáveis da direcção das escola, patrocinadores e entidades locais. Carlos Lopes, membro do clube rotário caldense, pediu a união de todos para que o evento tenha continuidade e também porque “o produto final vale a pena”, referindo-se ao futuro promissor destes alunos de mérito.

O presidente da escola anfitriã do evento, José Pimpão, destacou que é “muito importante premiar o mérito de quem trabalha” e lembrou que além dos distinguidos nesta noite, há muitos outros alunos com notas muito boas e próximas dos melhores. “Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo, mas há muitos outros a jogar bem”, comparou o responsável.
“É na educação e formação dos nossos filhos que o investimento é fundamental”, defendeu José Pimpão, que considera que o ensino português é bom e que os jovens, quando vão trabalhar para o estrangeiro, são reconhecidos pela sua competência. “Temos alunos a trabalhar nos melhores laboratórios do mundo”, informou.
Também presente na cerimónia, o vereador da Câmara de Óbidos, Ricardo Ribeiro, destacou que a sua autarquia tem dado prioridade à educação e que numa conjuntura difícil, como a que se vive actualmente, é importante pegar nas “mentes brilhantes” para ajudar a desenvolver o país.
Também o seu colega das Caldas, o vereador Tinta Ferreira, destacou o trabalho dos jovens ao nível do básico e secundário e acredita que continuarão a ser bons alunos no ensino superior. O vereador da Educação caldense voltou a referir os dados do ranking das escolas publicados no jornal Expresso, que colocaram o concelho das Caldas em nono lugar, a nível do ensino secundário, no país. No que respeita ao ensino básico as Caldas figura em 18º lugar num total de 308 concelhos. “Um resultado notável”, diz o autarca, que acredita que estes bons resultados trarão retorno para o concelho e para o país, quando estes jovens ingressarem no mercado de trabalho.
E, embora ainda não sejam conhecidos na comunicação social os resultados do ano lectivo passado, o presidente da Escola Secundária Raul Proença disse ser conhecedor que aquela escola continua em primeiro lugar no distrito de Leiria.
Já o presidente da ACCCRO, João Frade, viu “com muito gosto” os concelhos das Caldas e Óbidos unidos e considera que estes “têm tudo para assim continuar, só mesmo a politica é que pode separar os dois concelhos”. João Frade pediu ainda aos jovens para não emigrarem, apostando no seu país.
A cerimónia foi acompanhada pela Orquestra Ligeira da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, que assinalou recentemente o seu 11º aniversário.
Este ano a iniciativa foi patrocinada pelas empresas JLM Consultores, Monteiro & Ricardo Lda, Agência Funerária Neves, Seguros Zurich, Mercearia Pena, Ivo Cutelarias, Banco Popular, Inlife Mediador de Seguros, Casas de Santiago, Restaurante A Lareira, CreateInfor, Café Bar Bohémia, Restaurante paraíso, Café Bar Martinhos, Snack Bar Pachá e Rotary Club. Os alunos do 11º e do 12º ano foram premiados com 250 e 150 euros, respectivamente ao passo que os do 10º e do 9º receberam 100 e 75 euros, tendo os alunos sido designados pelas próprias escolas.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
“Vítor do Pena” homenageado como Profissional do Ano pelos rotários

Vítor Santos, mais conhecido por Vítor do Pena, será homenageado no próximo dia 15 de Outubro, pelos rotários caldenses, como o profissional do ano. A cerimónia terá lugar no restaurante “A Lareira”.
O homenageado esteve 66 anos ao balcão da Mercearia Pena, onde “entrou com o grau mais baixo e vingou na profissão”, recordou Carlos Lopes. Este elemento rotário acrescentou ainda que muitas vezes as instituições escolhem para homenagear personalidades que ocupam profissões proeminentes, mas às vezes esquecem as que são humildades, mas com elevado grau de excelência.
F.F.
Os melhores alunos ano lectivo 2011/2012
ETEO – Escola Técnica Empresarial do Oeste
10º – Tatiana Neves
11º – Francisco Costa
12º – Patrícia Santos
Escola Secundária Raul Proença
9º – Carolina Ribeiro
10º – Sara Penas
11º – Patrícia Nazaré
12º – Gonçalo Pimenta
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro
9º – Sara Fialho
10º – Joana Nunes
11º – Catarina Bernardino
12º – Pedro Elias
Escola EB 2,3 Josefa d’Obidos
9º – Alexandre Ribeiro
10º – Joana Capinha
11º – Inês Costa
12º – Mónica Fonseca
Bolsa – Cláudia Costa
Bolsa – Jéssica Paulo
Colégio Rainha D. Leonor
9º – Mariana Manique
10º – Constança Sousa
11º – Olersandra Umanets
12º- Daniel Belchior
Colégio Frei Cristóvão
9º – Gonçalo Borges
Escola Santa Catarina
9º – Margarida Baptista
EBI de Santo Onofre
9º – Joana Loureiro
EB D. João II
9º – Susana Sobreiro
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
12º – Frederico Moita
12º – Sara Pelle
Bolsa para ensino superior
– Ivania Santos






























