Emissão da SIC, em direto pretende dar a conhecer o que de melhor a Serra D’El-Rei tem para oferecer
A emissão em direto do programa “Domingão”, da SIC, no dia 17 de julho, a partir da Serra D’El-Rei encerrará o programa das comemorações do 19º aniversário da elevação a vila. A transmissão daquele programa televisivo, que conta com a apresentação de João Baião e Melânia Gomes e com a presença de vários artistas nacionais (como Emanuel e Luciana Abreu, entre outros), será inteiramente dedicada a esta freguesia, prometendo atrair milhares de pessoas ao recinto das festas.
O objetivo de trazer o Domingão à vila passa por dar a conhecer o que de melhor a Serra D’El-Rei tem para oferecer, nomeadamente o museu dedicado à história de amor de D. Pedro e D. Inês, a escola de rendas de bilros de Peniche ou as iguarias gastronómicas daquele território, entre outros.
Além disso, está prevista muita animação com o camião-festa a percorrer as ruas desta localidade do concelho de Peniche durante aquele dia, em que haverá também uma feira de artesanato e de velharias, a acontecer no mercado da vila.
As comemorações do 19º aniversário da elevação da Serra D’El-Rei a vila iniciaram-se no passado dia 1 de julho, com a inauguração do monumento aos trabalhadores da cerâmica (ver página IV). Seguiu-se a missa solene na igreja e o cantar dos parabéns à vila, com a distribuição do bolo pelos fregueses.
No dia seguinte, foi possível ver passar o pelotão do 45º Grande Prémio de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, composto por mais de uma centena de ciclistas e a comitiva dos carros de apoio das várias equipas. Pelas ruas da vila, várias pessoas quiseram ver passar os ciclistas, num momento sempre muito aguardado pelos amantes desta modalidade.
Numa segunda etapa da prova com mais de 143 quilómetros, que se iniciava na Atouguia da Baleia e que terminava em Torres Vedras, havia uma meta volante perto dos 20 quilómetros, na Serra D’El-Rei, junto ao Fórum da Serra e ao Museu. A meta volante foi conquistada por Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense), que somou dessa forma três pontos para a camisola verde.
Na manhã de domingo houve uma aula aberta de zumba para a população, que decorreu no Parque Urbano Eng. Dionísio Machado Amador, com dezenas de participantes. De resto, esta iniciativa é para repetir já nos próximos domingos deste mês de julho (nos dias 10 e 17 com início às 9h45), sob a orientação de Francisco Simões. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.
Também durante estes dias o museu dedicado à história de amor vivida por D. Pedro e D. Inês de Castro tem recebido as visitas de vários grupos, entre os quais uma delegação de antigos oficiais da Armada Portuguesa, presidida pelo almirante Fuzeta da Ponte, além de exposição em diversos meios, nomeadamente na TSF, que dedicou um programa ao tema.
Também no museu será inaugurada, no próximo sábado, dia 9 de julho, a exposição “Ad pertetuam D. Pedro e D. Inês”, da autoria da artista Nélia Caixinha. ■































