Uma solução social para doentes oncológicos e respectivos familiares, assente em actividades ligadas à arte e desenvolvimento pessoal. Foi desta forma que Célia Antunes apresentou o projecto Olha-te que fundou, em 2010, na palestra que proferiu no passado dia 3 de Dezembro a convite do Rotary Club das Caldas.
Uma das participantes neste projecto é Liesbeth Vermoesen, a quem foi diagnosticado, em 2010, um cancro na mama. Em pouco tempo tornou-se “um cancro agressivo”, o que a obrigou a fazer tratamentos muito difíceis. “Dentro do desastre tive a facilidade de encontrar o Olha-te e comecei a participar nas suas actividades”, recordou a belga, acrescentando que ali fez grandes amizades. Liesbeth Vermoesen destaca que é muito importante para o doente se distrair e que é mais fácil de o fazer fora de casa e com outras pessoas.
No entanto, desde o início dos tratamentos que foi escrevendo cartas à família e amigos com desabafos. Depois de terminada a terapia, começou a juntar os textos e o resultado pode agora ser lido na obra “462 Gramas – Cartas e pensamentos de uma mulher com cancro da mama”. “Foi difícil reviver todo aquele sofrimento mas, por outro lado, tenho a certeza que ajudou a fazer a digestão do meu problema”, partilhou Liesbeth Vermoesen.
O projecto Olha-te disponibiliza uma série de actividades gratuitas, que as pessoas podem participar de acordo com as suas preferências. “A parte emocional é muito importante para o trabalho médico”, explicou Célia Antunes, que há 10 anos teve um problema oncológico e deu a volta por cima. Tirou um curso de música, outro de teatro, outro de voz e ainda um de História de Arte e agora quer ajudar os doentes e enfrentar os seus problemas, “trabalhando a pessoa a todos os níveis”.
Para além de ateliers de escrita criativa, musicoterapia, pilates ou ioga, o Olha-te realiza também sessões fotográficas, caminhadas ou feiras do livro.
Durante a quadra natalícia o projecto está a desenvolver diversas actividades no centro comercial Vivaci. A Academia de Música de Óbidos vai proporcionar momentos de música ao vivo, todos os fins-de-semana, durante o mês de Dezembro. No dia 12 será apresentada a obra infantil de Alberto Campos intitulado “Brincando com a Poesia”.
Está também prevista a realização do workshop “Cozinha de Sentidos Emoções de Natal” na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste em Caldas da Rainha no dia 15 de Dezembro pelas 10h00 e que inclui almoço.
Este projecto está a ser desenvolvido na Associação Recreio Club, que disponibilizou um espaço, frente do Parque D. Carlos I.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt































