Distribuição de sobreiros assinalou o Dia da Árvore nas Caldas da Rainha

0
522
Foi distribuído um sobreiro a cada escola do concelho para ser plantado

O Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore, comemorado a 21 de Março, foi assinalado nas Caldas da Rainha com diversas iniciativas, sobretudo junto da população escolar.
Este ano o destaque foi dado ao sobreiro, com a autarquia a patrocinar a plantação de uma árvore em cada uma das escolas do primeiro ciclo e jardins de infância do concelho, num total de mais de 50 exemplares. O sobreiro é uma árvore característica da zona mediterrânica e ocupa cerca de 800 mil dos três milhões de hectares de floresta em Portugal, o que faz dele o país com maior extensão destas árvores do mundo.
Paralelamente à plantação de árvores, a autarquia promoveu este ano algo novo para as escolas – um teatro de fantoches, intitulado a “Floresta Encantada”, e jogos didácticos, junto ao Pavilhão da Mata Rainha D. Leonor. O espectáculo, dinamizado por animadores da “Natureza Brincalhona”, teve como público perto de 200 crianças dos agrupamentos de escolas de Santo Onofre.“Não podiam participar todas as crianças do concelho, pelo que demos a oportunidade aos agrupamentos da cidade de escolherem 100 alunos, do primeiro e segundo ano do primeiro ciclo”, explicou o vereador da Educação, Tinta Ferreira. O autarca acrescentou ainda que a Mata foi o espaço escolhido para albergar os eventos, pois quiseram permitir aos mais novos ter contacto com aquele espaço verde e que “possam usufrui-lo durante a altura da Primavera”.
Antes do espectáculo as crianças tiveram oportunidade de brincar no espaço verde da Mata, e depois participaram em diversas actividades  e jogos dinamizados pelos animadores. Também os bombeiros das Caldas marcaram presença e deram a oportunidade às crianças de passear no carro dos soldados da paz, normalmente utilizado nos combates a incêndios.
A efeméride foi também aproveitada para a plantação de 30 árvores na Rua Inácio Perdigão, na Zona Industrial, e também no Paul de Tornada.
Numa acção dirigida à população decorre, até hoje, a oferta de uma árvore ou um arbusto, por pessoa, na secção de espaços verdes, localizada nas oficinas municipais na Rua Bernardino Simões (Bairro de S. Cristóvão). Esta iniciativa realiza-se pelo terceiro ano consecutivo, ainda que a adesão nos anos anteriores tenha sido fraca.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -