Distribuição de frutas e legumes nas escolas do Cadaval

0
872
notícias das Caldas
As crianças receberam bem este programa de saúde alimentar

Depois do sucesso do primeiro programa “Regime de Fruta Escolar” (RFE) nas escolas do Cadaval, começaram a ser distribuídas no final de Fevereiro ameixas, tomates e cenouras, para além das pêras, maçãs, tangerinas, clementinas e bananas, que já estavam incluídas no ano anterior.
Pelo segundo ano consecutivo a Câmara do Cadaval aderiu a este programa que visa a promoção de hábitos de alimentação saudáveis, com o fornecimento regular de fruta às escolas, para consumo no período de lanche dos alunos.

O RFE foi proposto pela Comissão Europeia e implementado pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, em parceria com os Ministérios da Educação e da Saúde, envolvendo activamente os municípios portugueses e os agrupamentos de escolas.
Esta medida advém da constatação de que a inclusão de frutas e hortícolas na dieta alimentar, com carácter regular, pode desempenhar um papel importante na criação de hábitos de alimentação saudáveis que contribuam para o combate à obesidade, para além da protecção relativamente às doenças cardíacas, cancro e diabetes.
No Cadaval a medida envolve este ano um total de 576 crianças que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico do concelho.
A distribuição de fruta pelas escolas concelhias ficou de novo a cargo da estação fruteira Frutus (Sobrena).
O Agrupamento de Escolas do Cadaval volta a ser responsável pela recepção e distribuição da fruta pelas salas de aula de cada escola.
A Câmara prevê ainda a criação e distribuição de um folheto informativo de sensibilização para a importância do RFE, a todos os agregados familiares dos alunos, a publicação de “Um Livro e Pêras”, a organização de visitas a pomares e a uma central fruteira local.
Será também atribuído um prémio à turma que tenha obtido níveis de consumo de fruta mais elevados ao longo do ano.

- publicidade -

 

- publicidade -