Diretora clínica do CHO demitiu-se de funções

0
610
Médica sai do Centro Hospitalar do Oeste dias depois de conhecidas as conclusões de inquérito da IGAS

Filomena Rodrigues, que exercia funções desde 2019, renunciou ao mandato

Filomena Rodrigues demitiu-se, na semana passada, do cargo de diretora clínica do Centro Hospitalar do Oeste (CHO). O anúncio coube ao Conselho de Administração da entidade, que informou que a médica “renunciou ao seu mandato, cessando as suas funções como diretora clínica a 31 de agosto”.
Com a presidente do Conselho de Administração, Elsa Baião, de férias, as funções de direção clínica estão a ser assumidas, de forma temporária, por Hélder Almeida, vogal executivo do órgão executivo. O novo diretor clínico aguarda nomeação do Ministério da Saúde, o que só deverá acontecer após o sucessor de Marta Temido tomar posse.
Questionado pela Gazeta das Caldas, o CHO não adiantou os motivos que levaram a diretora clínica a apresentar a demissão. No entanto, esta decisão surge depois de conhecidas as conclusões da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) sobre o atendimento de uma grávida no Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia da unidade hospitalar das Caldas da Rainha, que viria a perder o bebé. A IGAS concluiu que a diretora clínica do CHO, “enquanto responsável pela coordenação da assistência prestada aos doentes e a qualidade, correção e prontidão dos cuidados de saúde, não só não definiu procedimentos de atuação claros, como emitiu orientações contraditórias relativamente à admissão e triagem”. “Além disso, não deu o devido conhecimento destas orientações a todos os trabalhadores afetos ao Serviço de Urgência, designadamente ao chefe de banco’”, refere o mesmo documento.
Em comunicado, o CHO garante que se encontra a funcionar em “total normalidade” e aproveita para “prestar agradecimento público” a Filomena Rodrigues, “em particular a dedicação, empenho e esforço que demonstrou ao longo do seu mandato”, que começou a 8 de novembro de 2019. ■

- publicidade -