A Direcção-Geral do Património Cultural enviou uma carta à Câmara das Caldas da Rainha para que esta suspenda de imediato a colocação de contentores junto ao edifício onde funcionou a Câmara Municipal.
Fonte oficial daquela entidade disse à Gazeta das Caldas que esta decisão foi tomada “dado o impacto visual junto ao edifício classificado”.
A mesma fonte diz que a Direcção-Geral tomou conhecimento desta situação “na sequência de uma exposição por particulares” que denunciava a localização dos contentores.
Os antigos Paços do Concelho são um edifício classificado de Imóvel Interesse Público através do Decreto nº 29/84, de 25 de Junho, o que obriga a especiais cuidados na sua preservação e na salvaguarda da sua envolvente.
Além disso, alega a Direcção-Geral do Património Cultural, aquela localização não é coincidente com a que estava prevista no Projecto de Regeneração Urbana e que tinha merecido a aprovação condicionada do ex-IGESPAR.
Contactado pela Gazeta das Caldas, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, admite poder mudar os contentores colocados junto à sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, assim como os do outro lado da praça, caso se encontre uma melhor solução. “Teremos que estudar a melhor solução e depois faremos a mudança”, disse, acrescentando que esta alteração não implica atrasos na obra da praça.
O autarca explicou ainda que a alteração não irá acarretar muitos custos pois o mais caro é o equipamento e esse já está comprado.
REJEITADA LOCALIZAÇÃO JUNTO A PADARIA
O projecto inicial previa a colocação dos contentores em frente à padaria Morgado, mas como o responsável daquele estabelecimento manifestou a sua discordância por razões de saúde pública e para evitar consequência futuras de acções da ASAE, foi substituída a sua localização para frente da sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo. Depois de os ver, o presidente da Câmara admitiu que aquela “poderá não ser a melhor solução”, e diz estar “aberto a soluções alternativas e a estudar o assunto”.
No entanto, a maioria PSD chumbou na Assembleia Municipal no mês passado uma proposta conjunta do PS e CDS/PP para mudar a localização dos contentores.
Agora o presidente da Câmara já diz que admite vir a colocar os contentores no cimo da Praça, salvaguardando, contudo, que terão sempre de ficar alguns na parte de baixo.
Para hoje, sexta-feira, está prevista ao fim da tarde a reabertura ao trânsito da Rua General Queiroz, passando pela Praça da Fruta, até à Rua José Malhoa, seguindo depois para o Largo Heróis de Naulila e Rua Capitão Filipe de Sousa.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
Carlos Cipriano
cc@gazetadascaldas.pt































