Diplomatas moçambicanos visitaram escolas profissionais caldenses

0
649

O adido cultural e o adido protocolar da Embaixada de Moçambique, Carlos Paradona e Assane Said, respectivamente, visitaram no passado dia 20 de Março a Escola Técnica e Empresarial do Oeste (ETEO) e a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).

Aqueles responsáveis revelaram-se satisfeitos com o que viram nos dois estabelecimentos de ensino profissional que era um dos principiais objectivos da visita.

“As escolas apresentam boas infra-estruturas e meios técnicos de formação modernos e de qualidade, que permitem uma boa formação dos alunos” disse Carlos Paradona, acrescentando que “Moçambique tem registado um desenvolvimento considerável e isso tem-nos colocado novos desafios, nomeadamente ao nível da mão-de-obra técnica e qualificada, profissionais de nível médio e intermédio, que são a base para qualquer processo de desenvolvimento”.

- publicidade -

Tinta Ferreira, vice-presidente e vereador da Educação do caldense, acompanhou a visita e mostrou-se satisfeito por divulgar a oferta educativa relacionada com o ensino profissional do concelho junto do governo moçambicano e proporcionar, a médio e longo prazo, parcerias e estágios entre as escolas profissionais dos dois países.

O vereador referiu, por exemplo, que a ETEO “tem feito um óptimo trabalho de formação e tendo em conta o desenvolvimento turístico de Moçambique, a formação nas áreas da hotelaria é fundamental”.

Tinta Ferreira e Carlos Paradona referiram a possibilidade de no futuro se estabelecer parcerias entre as Caldas e cidades de Moçambique com características semelhantes. N.N.

- publicidade -