Dino Parque Lourinhã recebeu 850 mil visitantes em quatro anos

0
487
O parque temático da Lourinhã está de portas abertas desde fevereiro de 2018

O parque temático, que alia o lazer ao conhecimento, é o maior museu ao ar livre da Europa e conta com 180 modelos de animais à escala real

A funcionar desde fevereiro de 2018, o Dino Parque já recebeu 850 mil visitantes. Com mais de 10 hectares de espaço, é a maior exposição ao ar livre desta temática na Europa, sendo composta por cinco diferentes percursos que permitem aos visitantes observar mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real, bem como animais que habitam o planeta terra desde há 450 milhões de ano.
Luís Rocha, diretor-geral do parque temático localizado na Lourinhã, destaca que o “entusiasmo” com que os portugueses têm recebido este projeto confirma a relevância do mesmo no panorama da oferta de lazer aliada ao conhecimento.
“O Dino Parque é, hoje em dia, uma referência no cenário de oferta nacional de Museus e orgulha-se do seu contributo para a investigação científica na área da paleontologia”, refere aquele responsável em comunicado.
Durante o ano de 2021 o Dino Parque da Lourinhã recebeu um dos maiores dinossauros da Europa – Supersaurus. Ainda no ano passado foi acrescentado um conjunto de novas atividades complementando assim um programa em família, ao ar livre e seguro. O Paleo Camp permite aos mais novos serem “verdadeiros” paleontólogos por um dia. Foi também recriado um local de escavação, uma exposição de pegadas de dinossauros, uma tenda de campanha e muitos acessórios e ferramentas.
Para além dos percursos exteriores, o visitante tem ainda oportunidade de visitar, no edifício central, o live lab e o espaço museológico com a exposição paleontológica “Dinossauros da Lourinhã” da responsabilidade técnica e científica do Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã. Ali é possível encontrar fósseis verdadeiros e réplicas, sendo o mais emblemático o ninho de ovos de dinossauros com cerca de 150 milhões de anos.
No âmbito da investigação científica, no ano passado foi dada a conhecer uma nova espécie de Plesiopharus moelensis, que tinha sido preparada no laboratório do parque.
Entre 2018 e 2021 o Dino Parque apoiou o Museu da Lourinhã com 295 mil euros no âmbito do protocolo celebrado entre estas duas entidades. Além deste valor, desde 2018 foram entregues 93.304 euros para projetos de desenvolvimento e conservação do património.

- publicidade -