As dicas de uma nutricionista para uma alimentação saudável

0
1074
Notícias das Caldas
D.R.

Quem quer adoptar uma alimentação saudável deve optar por ingerir pão integral em vez de bolachas, que possuem uma maior quantidade de açúcar. O conselho  é da nutricionista e nutricoach Rita Parente, que no passado dia 26 de Janeiro, deu uma palestra sobre alimentação no Áshrama de Caldas da Rainha – Centro do Yoga.
De acordo com a responsável, os cereais de pequeno-almoço industrializados também apresentam muito açúcar na sua composição, pelo que devem ser preteridos em relação flocos de aveia ou de milho. Em relação aos iogurtes “devemos optar pelos iogurtes magros, uma vez que os outros apresentam grandes quantidades de açúcar”, explicou.

Na palestra foram também colocadas em prática várias sugestões com o objectivo de alcançar a motivação para o peso desejado. Algumas delas passam por definir um objectivo concreto, como, por exemplo, emagrecer cinco quilos até ao dia 20 de Março, em vez dum objectivo vago. Também é importante colocar metas realistas, perceber o que leva a pessoa a querer emagrecer e concluir que a razão depende exclusivamente da própria pessoa.
“O passo seguinte é acreditarmos que é possível e nunca colocarmos obstáculos criados por nós próprios”, defende Rita Parente, destacando que o pensamento positivo é a maior arma para o sucesso, aliado à ajuda de um profissional qualificado para traçar uma estratégia de emagrecimento.
A nutricionista esclareceu ainda alguns mitos da alimentação vegetariana, como o facto desta ser pobre em ferro ou de o ferro de origem vegetal ser mal absorvido. Também não é verdadeiro que a alimentação vegetariana seja pobre em proteínas ou em cálcio, pois muitos dos produtos consumidos pelos vegetarianos possuem as quantidades suficientes para o organismo destes nutrientes.
Por outro lado, é verdade que não se conseguem consumir todos os nutrientes nos alimentos de origem vegetal. Rita Parente exemplifica com a vitamina B12, que está apenas presente nos alimentos de origem animal. No entanto os vegetarianos que incluem ovos ou leite na sua alimentação consomem esta vitamina. “Os veganos [vegetarianos mais “radicais” que excluem os todos os alimentos de origem animal] terão de consumir alimentos enriquecidos, como algumas bebidas de soja, ou em último caso, fazer suplementação”, explica.
Também é verdade que os vegetarianos “apresentam uma probabilidade menor de vir a sofrer de doenças cardiovascular, diabetes, hipertensão e alguns tipos de cancro”, salienta a responsável, apoiada em estudos científicos que estudaram vegetarianos e não vegetarianos durante décadas.

- publicidade -