A Vila Natal recebe nos dias úteis uma média de 700 crianças provenientes de escolas. A esmagadora maioria são oriundas da Área Metropolitana de Lisboa, Oeste e norte do distrito de Leiria, num raio de abrangência de 150 quilómetros.
O Pai Natal é a estrela maior do evento para este público escolar, sobretudo para os mais pequenos, dos jardins de infância e 1º ciclo.
Antes das 11h00, hora a que abre portas a Vila Natal, já a fila se estende pela rua Direita. As crianças chegam dos mais variados pontos do país à procura da magia da época e de umas horas de divertimento. Não faltam os pedidos para o Pai Natal, sobretudo entre os mais pequenos, para quem uma visita ao velhinho das barbas brancas é obrigatória.
A professora Ana Henriques trouxe este ano consigo, de Beja, 71 alunos do 5º e 6º anos, para conhecer este evento. No Alentejo não há nada do género, pelo que se sujeitam a perto de quatro horas de viagem para conhecer Óbidos e participar nas actividades que o evento disponibiliza.
Ana Henriques é professora de Educação Moral e integra esta visita no tema do Advento e Natal em sala de aula com os alunos. Por outro lado, gosta de lhes mostrar “esta magia que se vive em Óbidos”, destacando que para alguns dos meninos esta é a única forma de conhecerem o evento. “Muitos deles têm fracos recursos económicos e as famílias não os conseguiriam trazer”, contou a docente, que já é uma habitué da Vila Natal.
[gallery size="large" td_select_gallery_slide="slide" ids="75534,75532,75531,75530"]
De acordo com a Óbidos Criativa, que organiza o evento, este conta com a visita diária de cerca de 700 crianças dos três aos 16 anos, provenientes de escolas de todo o país. No entanto, a maior incidência é de estabelecimentos de ensino localizados entre Lisboa e o norte de Leiria, num raio de 150 quilómetros em torno de Óbidos.
Estes visitantes beneficiam do bilhete especial para grupos escolares, válido apenas para os dias úteis e que tem um custo reduzido em relação ao bilhete normal. Este ingresso, para além de incluir todas as actividades gratuitas que existem dentro do recinto, também tem para os mais pequenos a possibilidade de andar no comboio e para os mais velhos a experiência da pista de gelo. E há ainda a oferta de um bilhete de adulto por cada 10 crianças que vêm.
As aulas terminam no final desta semana, mas as marcações continuam com as associações de pais e ATLs que incluem esta visita nos seus programas de férias. Também há grupos que vêm de Espanha, nomeadamente de Cáceres e Badajoz, mas nesse caso não como escola, mas utilizando o bilhete especial para grupos, e que inclui adultos e crianças.
Nas edições anteriores tem-se registado uma quebra de visitas de escolas última semana do evento mas, de acordo com a organização, este ano isso não está a acontecer, com marcações já feitas para essa altura. Até ao Natal já não existe possibilidade de reserva, mas ainda existem algumas vagas para a última semana do ano.
Ao todo, deverão passar pelo evento mais de 14 mil crianças integradas em grupos escolares. Estes vêm maioritariamente em transportes alugados ou cedidos pelos respectivos municípios, mas há também escolas que se deslocam de comboio, nomeadamente dos concelhos de Torres Vedras e Bombarral.































