Dia Internacional do Idoso comemorado na Expoeste

0
605

Na passada terça-feira decorreu na Expoeste a comemoração do Dia Internacional do Idoso, que juntou cerca de 500 seniores de diversas instituições.
Inicialmente o evento, organizado pela Câmara, Grupo Concelhio de Apoio à Pessoa Idosa e Juntas de Freguesia do concelho, estava programado para a Mata, mas devido ao mau tempo, o local teve de ser alterado à última da hora.
Com o objectivo de tornar este dia numa jornada de convívio e alegria, o programa contou com uma recepção, às 11h30, seguida de uma missa e almoço. Durante a tarde houve muita animação, a cargo de um artista convidado que pôs os idosos a dançar.
Segundo Luzia Costa, que faz parte da organização desta festa, nela participam 15 instituições IPS do concelho, o clube sénior das Caldas da Rainha e utentes do cartão municipal do idoso. Em relação a anos anteriores, o número de participantes deverá ter sido menor devido ao mau tempo.
“Este evento normalmente é programado para fazermos ao ar livre, na mata, junto ao pavilhão Rainha D. Leonor lá em cima e, este ano, tivemos que o deslocar para aqui, para que os idosos não deixassem de ter a comemoração do Dia Internacional do Idoso”, disse Luzia Costa.
Maria José Rodrigues do Coito tem 68 anos e veio de Salir de Matos. Questionada sobre se está a gostar do dia, respondeu à Gazeta das Caldas que estava a gostar muito. E o mesmo se resumiu rezar de manhã, almoçar e bailar à tarde. Maria José diz também que o convívio com os outros idosos estava a ser bom
Quem trouxe a comida para Maria José e os restantes utentes de Salir de Matos almoçarem foi a Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos, cuja directora técnica, Lara Justino, contou que vieram 20 pessoas daquela freguesia. Esta instituição serve idosos com idades a partir dos 60 anos, havendo uma utente que tem 102.
Armando Pereira tem 67 anos e é caldense. Veio à expoeste acompanhado com a esposa. Diz que este dia é muito bom para a terceira idade e que está a correr bem.
Regina de Assunção Carvalho Rodrigues vem da Palhoça (Figueiros) e diz que este dia “está do melhor!” porque “já dancei com a minha chauffera” A chauffera é Lídia Silva, animadora no Centro Comunitário do Landal, que trouxe 12 idosos para o centro de exposições.
Abeltina de Jesus Fernandes Almeida tem 65 anos e frequenta a mesma instituição. Diz que está a gostar muito do dia. “Ouvimos a missa, tomámos a comunhão, almoçámos e agora dançamos”, contou.

Tiago Mota
tmota@gazetadascaldas.pt

- publicidade -