A Santa Casa da Misericórdia do Bombarral e a Associação de Solidariedade Social do Pó assinalaram, a 1 de Outubro, o Dia Internacional do Idoso, com muita animação.
No Bombarral a festa da Misericórdia prolongou-se por duas tardes de convívio com muita animação.
A iniciativa decorreu no largo do hospital Casimiro da Silva Marques, onde, além da instituição anfitriã, marcaram presença a Associação Ligar à Vida, o Lar de Idosos da Columbeira, Centro Social e Paroquial do Bombarral e o Grupo Sócio-Caritativo do Cintrão, Casalinho e Moita Boa.
Embora tivesse como principais destinatários os utentes destas instituições, o evento era aberto à comunidade e foram muitas as pessoas que acederam ao convite.
No primeiro dia a animação esteve a cargo dos acordeonistas Victor Apolo e Sofia Henriques e da cantora Vânia Serrano.
No dia seguinte, começou por actuar a Bandinha do Oeste, seguindo-se a actuação dos bailarinos da Escola de Dança Desportiva da Associação de Casais das Boiças. Do programa constou ainda um lanche partilhado.
No largo houve também jogos tradicionais e venda de peças de artesanato elaboradas pelos utentes das instituições presentes. Houve ainda rastreios auditivos e cardiovasculares.
Vindimas invocadas no Pó
Como o Dia Internacional do Idoso decorre na altura das vindimas, a Associação de Solidariedade Social do Pó decidiu desafiar a população local e os utentes do seu Centro de Dia a sair à rua trajando a indumentária que as pessoas usavam antigamente quando iam vindimar.
Houve um desfile pelas ruas da aldeia, sendo o cortejo liderado por uma carroça puxada por um burro, recordando os tempos em que eram os animais que ajudavam o agricultor nas tarefas agrícolas.
A festa prosseguiu na sede da União Cultural, Recreativa e Desportiva Poense, onde os utentes do centro de dia fizeram várias pequenas apresentações teatrais, inclusivamente alusivas à vindima.
Depois do jantar, subiu ao palco o conjunto musical Jaime Ferreira e houve ainda tempo para a direcção da instituição de solidariedade social poense entrar em cena para a apresentação de uma pequena peça teatral.






























