O Dia do Agrupamento da D. João II, comemorado na passada sexta-feira, 5 de Junho, serviu para apresentar a oferta formativa aos alunos do primeiro ciclo. Os mais interessados eram, claro está, os finalistas que, no próximo ano poderão frequentar esta escola. Entre os possíveis futuros alunos (1º ciclo) e os actuais do agrupamento (2º e 3º ciclo) foram mais de 1500 as crianças das várias escolas do agrupamento que nesse dia estiveram na D. João II.
Os alunos da escola, com a ajuda dos professores, apresentaram a Festa das Línguas (inglês, espanhol, francês e alemão) com jogos, pinturas faciais, uma banca de artesanato e workshops. Estavam também montados os laboratórios de Ciências Naturais e de Físico-Químicas com as habituais experiências e estavam expostas as pesquisas que os jovens fizeram nas áreas da História e Geografia local. Neste dia houve ainda tempo para os alunos mostrarem o que aprenderam em termos musicais. Durante a manhã decorreu uma pequena cerimónia de entrega das medalhas aos alunos do agrupamento que, nas mais variadas actividades, se destacaram ao longo do ano lectivo.
Neste Dia do Agrupamento houve ainda uma sala dedicada à saúde, uma às TIC e outra aos origamis, jogos de Matemática, uma feira de troca de livros e várias exposições, sendo que os trabalhos dos alunos decoraram os corredores dos blocos e as paredes das salas.
Jorge Graça, director do agrupamento, contou que a oferta formativa para o novo ano lectivo contempla “o inglês no 1º ciclo e o alemão no 3º, de resto mantém-se tudo na mesma”. Para além disso, as aulas irão terminar às 16h55, para “os dois últimos tempos da tarde poderem ser dedicados à componente não lectiva”, sendo ocupados com actividades nos variados clubes que a escola congrega. “Do 5º ao 9º ano vão ter, pelo menos, duas tardes livres”, explicou Jorge Graça, antes de explicar que a D. João II contempla ainda nas suas ofertas o ensino articulado com o Conservatório, com uma turma dedicada que só tem aulas de manhã, para poder aprender a tocar um instrumento à tarde.
“A sala de experiências que este ano está ligada às plantas foi dinamizada pelo Clube de Ciências 2015” , disse Maria de Lurdes Graça, uma das responsáveis por este clube. Já Zenaide Malaquias apresentou os laboratórios de línguas, destacando a importância das mesmas na formação dos alunos.






























