Dia do agrupamento abriu portas da D. João II aos pais e aos futuros alunos

0
1067
Durante o Dia do Agrupamento os alunos ensinaram alemão aos pais

Este ano o dia do Agrupamento de Escolas D. João II envolveu os pais no evento que dá a conhecer aos futuros alunos as instalações daquele estabelecimento escolar e o trabalho ali desenvolvido.

Uma festa multicultural com alunos, pais e professores da turma do 7ºA foi um dos momentos do Dia do Agrupamento de Escolas D. João II.
Aquela turma, de 23 alunos, tem a particularidade de contar com alunos de sete nacionalidades – Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Holanda, Suíça e Portugal -, pelo que foi decidido convidar os pais e apresentar cada país.
No interior da sala de aulas havia placards com informações daqueles países – a bandeira, o vestuário, a fauna e a flora, entre outras. Depois, numa mesa, estava um prato de comida tradicional de cada nacionalidade, confeccionado pelos pais dos alunos.
Sob o mote “diversidade cultural, riqueza social”, esta foi uma forma de dar a conhecer os países de onde vêm os alunos, mas também de aproximar as famílias.
Outro exemplo foi um atelier de alemão para os pais, em que os próprios alunos ensinavam algumas frases daquela língua aos encarregados de educação.
No auditório decorria o festival de curtas-metragens feitas pelos alunos, que também atraía muitos encarregados de educação para verem o trabalho que os seus filhos desenvolvem.
As salas de aulas mostravam as várias disciplinas que são ensinadas naquela escola. Em termos de saúde, tem vindo a ganhar cada vez mais peso a informação sobre a alimentação saudável e a prática de actividade física.
Durante o Dia do Agrupamento ex-alunos da escola que hoje trabalham no INEM, vieram fazer demonstrações de Suporte Básico de Vida e falar com os mais pequenos.

Foco no Ambiente

Outra temática que tem sido cada vez mais destacada pelos alunos é o ambiente. As questões do degelo e da poluição das águas subterrâneas eram exemplificadas com experiências científicas.
Os alunos de artes criaram o Trivial Escolar, com materiais reciclados e perguntas feitos pelos professores das várias disciplinas.
Na sala de História e Cidadania havia réplicas de locais emblemáticos da cidade, como a Praça da Fruta, a estátua da Rainha e os Pavilhões do Parque. Em Geografia o tema foram as cidades sustentáveis, apresentando várias maquetes com ideias de sustentabilidade. Também em Geografia, os alunos demonstraram as catástrofes naturais com trabalhos.
Na biblioteca mostrava-se o trabalho desenvolvido em robótica e na sala de educação especial os alunos fizeram desafios matemáticos que eram recompensados com pacotes de pipocas e algodão doce feito pelos próprios. Durante dois dias foram feitos mais de 400 pacotes e três quilos de algodão doce.
O 1º ciclo e o pré-escolar também tinham uma sala cada um, com exemplos do que os mais novos aprendem.
A Matemática, as várias línguas e a Físico-química também estavam representadas e houve vários torneios desportivos e momentos de dança.
O Dia do Agrupamento já é uma tradição. Ano após ano, as portas da escola sede abrem-se aos futuros alunos, para que estes fiquem a conhecer as instalações, a oferta formativa e o trabalho que ali é desenvolvido.
Pela edição deste ano, que se dividiu em três dias (5, 6 e 7 de Junho) passaram pela escola sede 370 alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo.

Na biblioteca havia demonstrações de robótica
- publicidade -