
O Pai Natal chegou às Caldas da Rainha no passado sábado, 26 de Novembro, e foi recebido pelo presidente da Câmara, Tinta Ferreira, e por dezenas de crianças que o quiseram cumprimentar, chocalhar a sineta e pedir os primeiros presentes.
O Grupo de Bombos da ETEO e alunos da Escola Rafael Bordalo Pinheiro, que entoaram canções natalícias, anteciparam a chegada do velhinho de barbas brancas à sua casa da Rua Dr. Miguel Bombarda. Chegou no comboio turístico, acompanhado por cerca de 50 duendes e à sua espera estavam muitas crianças ávidas de o ver pela primeira vez nesta quadra.
Todos quiseram tirar com ele uma fotografia e fazer os primeiros pedidos. Quem não faltou foram as renas e algumas figuras do imaginário infantil, como a Hello Kitty e vários personagens da série de animação Noddy, que distribuíram balões moldados.
O Pai Natal estará nas Caldas aos fins-de-semana e feriados.
Já o comboio turístico, que trouxe o Pai Natal e os seus duendes, começa a circular a 8 de Dezembro. A utilização é gratuita e a única paragem é junto à maior árvore de Natal do país, na Praça 25 de Abril.
Entretanto já se iniciou no passado dia 1 de Dezembro a exposição mundo das árvores de Natal, na Avenida 1º de Maio, com as árvores decoradas pelas escolas e por 30 entidades públicas e privadas, incluindo a da Gazeta das Caldas.
Uma exposição de presépios do Atelier de S. Miguel, de Fernando e Milena Miguel, inaugura dia 2 de Dezembro, pelas 19h00, na Galeria de Exposições do Espaço Turismo. A mostra integra também algumas peças do espólio do ceramista Alberto Miguel, pai de Fernando Miguel. A exposição vai estar patente até dia 31 de Dezembro, no horário entre 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Pais Natal Motard solidários
Há uma década que o Grupo Motard São Rafael realiza iniciativas de solidariedade para angariar material didático, roupas e brinquedos que depois são distribuídos por instituições que acolhem crianças carenciadas. Este ano não será excepção, com o grupo a promover a campanha de solidariedade “Pais Natal Motard 2016… a distribuir sorrisos”.
Livros, brinquedos, roupas (em bom estado de conservação e preferencialmente já lavadas e engomadas), produtos de higiene e bens de primeira necessidade, como leite em pó, papas, cereais, leite pasteurizado e arroz, são alguns dos produtos que recebem. Os interessados em participar poderão contactar o grupo através do tel. 919094886, 9120270433 ou na sua sede, na antiga escola primária de S. Clemente, em Alvorninha. No dia 11 de Dezembro estarão no centro comercial La Vie, piso 0 (frente ao Pão de Açúcar) para recolher géneros alimentícios e outros.
Todo o material será distribuído nos dias 17 e 18 de Dezembro, nos lares de crianças e jovens da Santa Casa da Misericórdia das Caldas e da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, respectivamente, no âmbito do já tradicional cortejo “Pais Natal Motard” do Grupo Motard São Rafael.
No dia 24 de Dezembro irão visitar o serviço de Pediatria do Hospital das Caldas e alegrar as crianças que ali estão internadas.
Livros, luzes e música no Bombarral
A iluminação de Natal na Praça do Município do Bombaral será ligada no próximo sábado, 3 de Dezembro, pelas 18h00, acompanhada pelo Coro Infanto-juvenil do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.
Pelas 18h30 horas será aberta a Loja do Natal (nas lojas nº 7 e nº 9 da Rua Comércio) que irá acolher uma exposição de presépios, árvores e enfeites de Natal, uma mostra e venda de artesanato e bijuteria, bem como a venda de produtos regionais. Este espaço terá as portas abertas até dia 30 de Dezembro. Nos dias úteis estará aberto das 13h30 às 19h30, enquanto aos fins-de-semana abrirá das 10h00 às 19h00.
A Praça do Município acolhe, até 23 de Dezembro, a feira do livro “O Natal e os Livros”, com diversas obras a preços convidativos. A mostra funcionará de domingo a quinta-feira das 10h00 às 19h00, e sexta-feira e sábado das 10h00 às 22h00.
No fim-de-semana de 17 e 18 de Dezembro, a mesma praça vai transformar-se na Quinta do Natal, onde os visitantes poderão interagir com vários animais da quinta.
Na semana de 17 a 24 de Janeiro irá ali funcionar o Mercadinho de Natal, onde os visitantes poderão adquirir diversos produtos regionais, desde doçaria, licores, compotas, vinhos, entre outros.
Na biblioteca municipal estará patente a exposição literária “Era uma vez o Natal”, entre os dias 12 de Dezembro e 6 de Janeiro.
Exposição de Presépios na Atouguia da Baleia
A Igreja de S. José – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia irá receber, entre os dias 3 de Dezembro e 7 de Janeiro de 2017, uma exposição colectiva de presépios de Natal. Encontram-se expostos trabalhos feitos em vários materiais, pelos artesãos AM&CM – Mãos de Papel, Ana Franco, Ana Sobral, Cláudia Canas, Lucrécia Alves, Paula Violante e Victor Mota.
A exposição tem entrada livre.
Arvore de Natal reciclada em Torres
Em Torres Vedras o destaque deste ano vai para a Árvore de Natal de madeira reciclada, com nove metros e colocada na Praça da República. Foi construída a partir do desmanche de 80 paletes, cuja madeira reaproveitada é aplicada numa estrutura metálica desenhada para o efeito. A aplicação das ripas cria uma estrutura única, construindo uma pele “escamosa” que reveste todo o objecto e criando um jogo de luz junto das luminárias aplicadas no seu interior.
Durante esta quadra a cidade conta também com iluminação, decorações e programa de animação de Natal.
Vila presépio iluminada a partir de amanhã
Em Alenquer as luzes do presépio serão acesas no próximo sábado, marcando também a abertura de todos os espaços de Natal – mercado de rua, pista de gelo natural, fábrica do presépio, espaço infantil, triana de Natal e exposição de Presépios.
A animação de Natal prolonga-se até 6 de Janeiro. Pelo concelho haverá mercados, concertos, festas, teatro, visitas guiadas, roteiros, caminhadas, apresentações de livros, exposições e concursos.
Um comboio turístico circulará pelas ruas da vila.
Natal assombrado em Óbidos
Os visitantes da Vila Natal podem este ano viver experiências aterradoras na Casa do Pelourinho, a partir de 7 de Dezembro. “Um Conto Assombrado de Natal” é uma versão suave de contos fantasmagóricos, que permite aos visitantes interagir com a história da bruxa Aliena e, através de uma alusão ao Conto de Natal de Charles Dickens, acompanhar a sua aventura, ao ser visitada pelos três espíritos do Natal – o do passado, presente e futuro.
O preço do bilhete por pessoa é de 9 euros e não é aconselhável a menores de seis anos.
“The Haunted Christmas Eve” é uma experiência mais aterradora e apenas possível para maiores de 16 anos. Conta a história da véspera de Natal de 1888, quando Óbidos acordou chocada com uma noticia macabra.
Os visitantes podem “experienciar uma aventura assustadora, interagir com entidades, assistir a evocações e aprender mais sobre temas paranormais, lendas e narrativas assombradas”, refere a organização.
O custo do bilhete é de 12 euros por pessoa e não é aconselhável a menores de 16 anos, grávidas ou pessoas mais susceptíveis ou com problemas cardíacos.
As portas da Vila Natal estavam previstas abrir na passada quarta-feira (30 de Novembro) e o destaque será dado às histórias do imaginário infantil.
À entrada da vila estará a funcionar nesta quadra o Espaço “Era uma vez…”, que contempla uma venda solidária de objectos feitos por senhoras do Programa Municipal “Melhor Idade”, voluntários e associações locais.
No primeiro andar da Casa da Porta da Vila irá funcionar o “Atelier de fotografia” dinamizado pela fotógrafa Rita Santana, onde vai estar um cenário para tirar fotografias que serão impressas na hora. Este espaço está aberto de segunda a quinta-feira das 10h00 às 17h00 e às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados das 10h00 às 19h00. Na véspera de Natal e da passagem de ano, funciona entre as 10h00 e as 16h00 e está encerrado no dia de Natal e Ano Novo.






























