Entre 10 e 15 de Agosto registaram-se cinco incêndios florestais na região que implicaram o deslocamento de dezenas de bombeiros para os combater. O mais grave ter-se-á registado nas Cruzes (Carvalhal Benfeito) no dia 10 de Agosto entre as 17h30 e as 22h00. Sessenta bombeiros apoiados por 16 viaturas terrestre controlaram as chamas.
No dia seguinte houve uma ocorrência em Salir do Porto e outra nos Vidais. Os bombeiros chegaram a Salir do Porto pouco depois das 18h00 e só abandonaram o teatro de operações depois da meia-noite. Foram necessários 55 operacionais e 16 viaturas para combater o incêndio, que inundou a cidade das Caldas de uma nuvem de fumo.
Nos Vidais, logo pela manhã, ocorreu outro incêndio que foi combatido por 33 operacionais apoiados por nove viaturas terrestres e uma aérea.
No dia 12 de Agosto registou-se outro incêndio no Pego (Alvorninha). Quase 40 bombeiros, 10 viaturas terrestres e uma aérea combateram as chamas durante perto de dez horas (das 10h25 até depois das 22h00).
No sábado, no Olho Marinho (Óbidos) registou-se uma ocorrência do mesmo tipo que levou 35 bombeiros e 9 viaturas ao local para apagar o fogo. Por fim, na tarde de 3ª feira, 16 de Agosto, resgistou-se um incêndio no Vau, que foi combatido por 33 homens e 9 viaturas.
Este ano os bombeiros da região têm usado uma táctica de primeiro ataque musculado, que tem permitido evitar males maiores. Ou seja, sempre que haja meios disponíveis, em vez de mandar duas equipas para combater o fogo e esperar pelo diagnóstico a fim de enviar reforços, preferem mandar logo mais meios para evitar a propagação das chamas e “arrumar” a ocorrência logo de imediato.
DETENÇÕES POR DROGA E EXCESSO DE ÁLCOOL
Durante esta semana a PSP deteve dois homens por posse de droga. Uma das detenções aconteceu no dia 8 de Agosto, pelas 9h45, nas Caldas, tendo sido apreendidas 24 doses individuais de heroína, avaliadas em cerca de 120 euros.
A outra realizou-se no dia 13 de Agosto, pelas 2h30, na Nazaré, tendo sido apreendidas 110 doses individuais de haxixe no valor de 154 euros. Os detidos – um homem de 48 anos e um jovem de 21, respectivamente -, foram notificados a comparecer às autoridades judiciárias competentes.
Registaram-se também três detenções por condução sob influência de álcool. A primeira aconteceu no dia 10 de Agosto, pelas 15h59, em Alcobaça, tendo sido detido um homem de 71 anos que conduzia com uma taxa de álcool no sangue de 1,27 g/l. No mesmo dia, pelas 20h15, nas Caldas, foi detido um jovem de 22 anos com uma taxa de 1,38 gramas de álcool por litro de sangue. No dia 13 de Agosto, também em Alcobaça, foi detido um homem de 48 anos em virtude de ter conduzido com 1,58 g/l. Os três conduziam automóveis ligeiros de passageiros e foram notificados a comparecer às autoridades judiciárias competentes.
Nas Caldas, pelas 7h15 do dia 11 de Agosto, a PSP deteve uma jovem de 24 anos que conduzia um ciclomotor sem estar legalmente habilitada para o efeito, tendo também sido notificada para comparecer às autoridades judiciárias competentes.
A GNR não enviou esta semana à Gazeta das Caldas quaisquer informações sobre ocorrências.































