Meio século depois do encontro de capitães que foi determinante para a organização do Movimento das Forças Armadas, o Presidente da República, vários capitães de Abril, governantes, autarcas e também o organizador do magusto (a 1 de dezembro de 1973), encontraram-se em Óbidos para lembrar a reunião conspirativa mas também os desafios que se colocam atualmente à democracia. Também a Sociedade Musical e Recreativa Obidense deu um concerto para assinalar os 50 anos da reunião dos capitães que decorreu, exatamente, no edifício sede desta sociedade musical. Na mesma edição é notícia a apresentação, feita a diversas entidades concelhias e agentes locais de saúde, do diagnóstico e desafios que se colocam ao concelho, no âmbito da criação de um Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida. No Nadadouro foi inaugurado o Lar do Centro de Apoio Social, que já se encontra lotado e possui, inclusive, uma longa lista de espera.
No campo político as divergências entre PSD e VM têm-se acentuado, primeiro com as críticas às declarações de Luís Montenegro e, mais recentemente, com o chumbo do orçamento dos SMAS para 2024. Na economia é notícia a criação, em Óbidos, do primeiro parque temático dedicado ao surf, com uma piscina de ondas artificiais e um aldeamento turístico, num investimento superior a 30 milhões de euros.
A edição integra ainda uma revista dedicada às 250 maiores empresas do Oeste, que apresentam um volume de negócios superior a 6,2 mil milhões de euros.
Em tempo de Natal, as várias edições fizeram referência às festas, eventos e mercados que decorreram por toda a região. O ano termina com uma retrospetiva dos 12 meses, a escolha da figura e acontecimento que marcaram 2023, mas também um roteiro das passagens de ano na região, para que o leitor possa escolher o local ideal para dar as boas vindas a 2024. ■
dezembro: A reunião de Óbidos há 50 anos
- publicidade -































