Meia centena de pessoas foram identificadas em Peniche, a 7 de Fevereiro, por desvio de energia eléctrica da rede da EDP. Ao princípio da manhã, pelas 7h00, a PSP deslocou-se a um acampamento ilegal de barracas para o que chamou de “uma operação especial de prevenção criminal direccionada à detecção e prevenção de ilícitos criminais, ao aumento do sentimento de segurança e da visibilidade policial”, segundo refere uma nota de imprensa.
Durante esta operação foram apreendidos 82 quilos de cabos eléctricos, no valor de 410 euros, que estavam a ser utilizados para desviarem de forma ilegal electricidade que não era cobrada pela EDP.
A PSP garantiu a segurança de técnicos da EDP que repuseram a normalidade da rede eléctrica.
No dia 4 foram furtados vários metros de cabo de cobre da PT em Pataias. Em Alfeizerão furtaram um veículo ligeiro de mercadorias.
Uma casa no Nadadouro e outra em A-dos-Negros foram assaltadas a 5 de Fevereiro. No mesmo dia assaltaram uma viatura na Benedita, um estabelecimento comercial em Casais da Caxina (Óbidos) e um armazém na Atouguia da Baleia.
Arma apreendida com poucas explicações
Uma arma de calibre .22 foi apreendida a um homem de 75 anos, a 7 de Fevereiro, na sequência de um furto ao interior de uma casa nas Caldas da Rainha.
O gabinete de relações públicas da PSP de Leiria apenas enviou a informação sobre a apreensão da arma e nada sobre o furto à residência. A PSP continua a esconder a informação relativa às ocorrências na sua área de influência, comunicando apenas quando fazem alguma detenção ou apreensão. Para a PSP, parece mais importante informar a apreensão de ínfimas quantidades de drogas leves, do que sobre os furtos e outras ocorrências que envolvem a seguranças das pessoas.
Jovens de 14 e 16 anos envolvidos num assalto
No Casal Pardo, no dia 7, foram roubados cerca de mil metros de cabos eléctricos do interior de uma empresa. A GNR acabaria por interceptar os presumíveis assaltantes (dois jovens de 14 e 16 anos e um homem de 41 anos) e recuperar o material furtado.
Em Alfeizerão foi furtado um cartão Multibanco. Ainda no dia 7 foram apresentadas duas queixas por furtos ao interior de uma empresa em Casais Caxinas e de uma casa no Olho Marinho. A EDP também apresentou uma queixa pelo furto de cobre em Santa Catarina
O cemitério de Aljubarrota foi assaltado a 8 de Fevereiro, mas a GNR não adiantou pormenores sobre o que foi furtado. Em Óbidos roubaram contadores de água.
Um homem de 37 anos decidiu provocar os agentes da PSP da Nazaré durante a madrugada de 11 de Fevereiro e acabou detido.
Segundo o gabinete de relações públicas da PSP de Leiria, o indivíduo terá entrado na esquadra e injuriado os polícias, fugindo de seguida. Os agentes acabariam por apanhá-lo numa rua perto das instalações da PSP. Mesmo depois de ter sido interceptado, terá continuado com as injúrias e ameaças, pelo que foi detido.
Detidos por condução com álcool
Um condutor de 50 anos foi detido pela GNR, a 6 de Fevereiro, no Campo, por conduzir com uma taxa de álcool no sangue de 3,88 gr/l.
O desrespeito pelo cumprimento de uma ordem de apreensão de um veículo, por falta de regularização do registo de propriedade, levou à detenção de um indivíduo de 52 anos nas Caldas da Rainha. Este estava proibido de usar a viatura desde Agosto passado, mas foi apanhado a conduzi-la.
No dia 7 de Fevereiro a PSP das Caldas deteve outro indivíduo, de 38 anos, com uma taxa de álcool no sangue de 2,2 g/l. Em Peniche a polícia deteve um condutor de 31 anos, com 1,65 g/l. Nos Vidais foi detido um homem, com 29 anos, que conduzia sem carta.
Numa operação de fiscalização rodoviária realizada nesse dia pela GNR das Caldas foram detidos dois indivíduos por condução sem carta e apreendidos dois veículos por falta de seguro de responsabilidade civil.
Uma jovem menor foi apanhada, a 8 de Fevereiro, pela GNR das Caldas, na variante Atlântica, a conduzir ilegalmente uma viatura.
Noutra operação da Guarda caldense, a 9 de Fevereiro, foram detidos três condutores (de 35, 56 e 68 anos) por conduzirem com excesso de álcool (com taxas de álcool entre 1,35 e 1,16 gr/l).
No dia 10 também foi detido outro condutor, na Quinta da Mota (Alfeizerão), com 1,90 gr/l. No Nadadouro a GNR deteve um homem de 40 anos por desobediência e tentativa de agressão aos militares. Foi também identificado o filho do indivíduo, de 19 anos, por ameaças e tentativa de agressão aos guardas.
Na tarde de 11 de Fevereiro foi detido em Alcobaça um homem com 40 anos que conduzia um carro, sem ter carta.
De 4 a 10 de Fevereiro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial 2 acidentes, dos quais resultaram sete feridos ligeiros.
Detidos presumíveis autores de homicídio em Peniche
A Polícia Judiciária divulgou a detenção de dois homens, de 25 e 26 anos, por suspeita de terem sidos os autores da morte de Manuel Goncalves, de 51 anos, na noite de 28 de Janeiro.
A vítima, que tinha anunciado a sua intenção em candidatar-se como independente à Câmara de Peniche, foi espancada com um taco de basebol e acabaria por não resistir aos ferimentos.
Segundo a PJ, “os acontecimentos tiveram lugar num quadro de conflitualidade entre vítima e agressores, gerada pelo envolvimento mútuo em negócios que envolviam substâncias estupefacientes”. A vítima e os supostos homicidas são suspeitos de terem negócios na venda de droga.
Jovem mordido pelo seu cão no Bombarral
Um jovem de 21 anos ficou ferido nos dois braços, com mais gravidade num deles, depois de ter sido mordido por um cão que tinha em casa, a 9 de Fevereiro, em Vale Covo (Bombarral).
A notícia divulgada pela agência Lusa sobre a ocorrência, referia que o cão era de raça pitbull, mas através das imagens da equipa de reportagem da SIC, que se deslocou ao local, é notório que este era um rafeiro.
Joel Rego contou à SIC que o cão terá reagido mal quando levou para casa dois cachorros mais novos, acabando por o atacar. No local esteve o INEM e o jovem acabaria por ser transportado para o Hospital das Caldas, onde foi tratado.
Joel Dias referiu à SIC que pondera mandar abater o cão que o atacou. Nas imagens que passaram na estação televisiva, que raramente se desloca à região Oeste para fazer reportagens no local, o cão mantinha-se à solta.






























