Descargas poluentes nos rios preocupam autarcas

0
612

A ocorrência de uma nova nova descarga no Rio de Tornada levou o vereador do PS, Luís Patacho, a solicitar ao presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, que reúna com o seu homólogo alcobacense, Hermínio Rodrigues, para que em conjunto seja desencadeado um processo para resolver esta situação de poluição.
“É um assunto que tem de ser feito de forma concertada entre os municípios das Caldas e de Alcobaça, que são os mais interessados”, disse o vereador, acrescentando que as autoridades são chamadas a intervir mas os autos ou não são levantados ou são inconclusivos. No caso de Salir do Porto, acresce o facto de “haver a duna, a pocinha e a alfandega, e a classificação que todos pretendemos que seja feita da envolvente”, acrescentou.
O chefe do executivo municipal informou que já tem pedida uma reunião com a Câmara de Alcobaça para abordar este e outros assuntos. Partilhou ainda que também junto a Salir de Matos se registaram descargas indevidas e foi feita denúncia à GNR.
O vereador do PSD, Tinta Ferreira, lembrou que há um processo, com mais de uma década, sobre o tratamento dos efluentes das suiniculturas. Este contou com a intervenção do governo na constituição de uma empresa, que também juntou as associações de suinicultores e câmaras, para construir estações de tratamento para receber os efluentes, sendo uma delas em S. Martinho do Porto, mas que acabou por não se concretizar.
“Não me parece que seja adequada qualquer ação nesta fase, há que aguardar que sejam nomeados os novos governantes para depois os municípios, juntamente com os suinicultores, insistir com a administração central para se fazer alguma coisa”, referiu o antigo presidente da Câmara. ■

- publicidade -