Na próxima segunda-feira, escola de artes caldense recebe conferência “Recomeçar o Futuro”
No próximo dia 11 de dezembro, às 18h00, vai realizar-se a conferência Recomeçar do Futuro – Desafios da Gestão Cultural no Presente na ESAD.CR.
O evento que terá lugar no auditório da escola é organizado pelos alunos do Mestrado de Gestão Cultural e tem como objetivo abordar diversos tópicos pertinentes da gestão cultural na atualidade.
Num mundo abalado por conflitos bélicos e por guerras culturais marcadas por várias formas de violência simbólica, “a Gestão Cultural enfrenta novos desafios que afetam as suas metodologias e práticas”, explica nota sobre esta conferência.
Esta iniciativa da comunidade escolar visa promover espaços de debate crítico e encontro entre agentes culturais e a comunidade académica, “perspetivando eixos comuns de ação relacionados com a gestão, produção e programação cultural, comprometidos com a efetiva consumação da democracia e da cidadania cultural emancipadas”, acrescenta nota sobre a iniciativa “Recomeçar do Futuro- Desafios da Gestão Cultural no Presente” contará com a participação de produtores, programadores, mediadores e gestores culturais reconhecidos. Entre os convidados contam-se Andreia Carneiro que é docente na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Escola Superior de Dança, produtora, gestora cultural e coordenadora da plataforma Produtores Emergentes.
Participarão também os diretores artísticos da Galeria Ana Lama, que é uma curadora desaparecida, e que é também a inventora do conceito Fake Extreme Art.
Marcará ainda presença neste debate Gonçalo Riscado que é gestor cultural, criativo e produtor. O convidado é também diretor da empresa CTL – Cultural Trend Lisbon e do Festival MIL Lisboa. Também vai estar nas Caldas Léa Prisca Lopez que é mediadora e programadora cultural. Integra a equipa da 4iS Inovação Social e é também mediadora para o Teatro Nacional Dona Maria II. participa ainda Sandra Oliveira que é diretora artística do Festival Jardins Efémeros e da Galeria VNBM que fica em Viseu. ■































