Moção aprovada por unanimidade apela para a requalificação integral
Só com a requalificação integral da Linha do Oeste e a acessibilidade nos custos de uso é possível garantir que existem as condições necessárias para que a população do concelho da Nazaré aderir ao uso da ferrovia, em articulação com a rede de transportes públicos locais e que possa libertar-se, gradualmente, dos veículos individuais mais poluentes e mais perturbadores do espaço público. Esta a posição defendida pelo BE que, no passado dia 8 de abril, apresentou uma moção na Assembleia Municipal da Nazaré, pela sua deputada Telma Ferreira, e que foi aprovada por unanimidade. Será agora enviada ao ministro das Infraestruturas, apelando para que esta requalificação inegral seja uma prioridade do governo.
No documento instam o governo a tomar medidas para assegurar que os bilhetes dos passageiros que circulam na Linha do Oeste sejam “substancialmente mais baratos” do que as alternativas rodoviárias e que os passes sociais abrangidos pelo PART incluam a CP nas deslocações intrarregionais. Apelam também ao equipamento da linha com carruagens multifuncionais, que possibilitem o acesso à internet, assegurem a existência de áreas dedicadas a crianças, a possibilidade de transporte de bicicletas, bem como um acesso livre e lugares para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
É ainda solicitidado ao governo para que “mandate imediatamente” a Infraestruturas de Portugal para desencadear os estudos técnicos para a preparação da requalificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal, durante este ano, e que possa garantir que o transporte ferroviário nesta linha ofereça tempos de deslocação mais curtos que as alternativas rodoviárias.
Os deputados recomendam à Câmara da Nazaré que promova a intermodalidade em transportes públicos junto da estação ferroviária. ■






























