A depressão Elsa passou por Portugal e deixou para trás vários estragos. No Oeste estes foram principalmente materiais, com dezenas de quedas de árvores, muros, presépios, postes e placards publicitários, mas também inundações e deslizamentos de terras. A mais grave prende-se com as inundações no Cintrão (Bombarral), que deixaram uma pessoa desalojada.

A depressão “Elsa” também afectou a região Oeste, onde se registaram dezenas de quedas de árvores, muros e outras estruturas, como presépios, postes e placards publicitários, mas também inundações e deslizamentos de terras.
Entre as ocorrências mais graves estão as inundações em várias freguesias do Bombarral, especialmente no Cintrão, onde uma pessoa ficou desalojada devido à inundação de uma habitação. Naquele concelho, até às 00h00 de domingo, registaram-se 38 ocorrências, que envolveram no total uma utilização de 165 operacionais e 53 veículos.
Felizmente, apesar das várias ocorrências, a maior parte dos danos foram materiais. Esse foi o caso das Caldas onde, entre as 59 ocorrências, não se registaram acidentes de maior gravidade, conseguindo os cerca de 70 soldados da paz, dar conta da situação.
A maior parte das ocorrências (38 das 59) ocorreu num curto período de tempo, entre as 14h00 e as 23h00 da quinta-feira, dia 19 de Dezembro. A maioria foram quedas de árvore, num total de 36 das 59 saídas.
Os bombeiros trabalharam em articulação com o serviço de protecção civil municipal. Um desses casos foi o trabalho que realizaram num prédio abandonado na Rua da Nazaré, cujas portas e janelas foram fechadas para evitar maiores estragos. Para tal, foi necessário recorrer ao veículo plataforma.
Os presépios que foram montados um pouco por todo o concelho, como na Foz do Arelho e nos Vidais, acabaram por sofrer danos.
Já em Óbidos, nesse mesmo dia, foram registadas 28 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas. Também neste concelho se registaram quedas de árvores, cheias e inundações, queda de postes de telecomunicações, quedas de estruturas publicitárias, derrocadas.
Uma casa, que se situa em leito de cheia do Rio Arnóia, foi desocupada
Pelo mesmo motivo, a estrada que faz a ligação de A-dos-Negros à Sancheira Grande foi interdita ao trânsito.

Detido por tráfico de estupefacientes em Alcobaça

Um homem de 44 anos foi detido a 18 de Novembro em Alcobaça por tráfico de estupefacientes. O homem já tinha antecedentes criminais pelo mesmo crime e foi detido pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR das Caldas, na sequência de uma investigação que decorria há cerca de sete meses.
O detido era suspeito de tráfico de droga em Melianos, Chiqueda e Covões (freguesia de Aljubarrota) e os militares deram cumprimento a dois mandados de busca, um na residência e outro num veículo, tendo apreendido 15 doses de cocaína, cinco doses de haxixe, 85 euros em numerário, o veículo e um telemóvel.
Além disso, através desta investigação foi constituído arguido o homem de 43 anos por suspeita do mesmo crime.

- publicidade -