Início Destaque Danças medievais cativam fotógrafos japonenses

Danças medievais cativam fotógrafos japonenses

0
Danças medievais cativam fotógrafos japonenses

DSC_0110Domingo, 11h00, Praça de Santa Maria em Óbidos. O Grupo de Danças Antigas Josefa d’Óbidos chega ao largo para actuar e à sua espera tem uma plateia muito especial: 35 fotógrafos amadores japoneses que, durante mais de meia hora, captaram milhares de fotografias do grupo.
Esta é a segunda vez que o grupo de danças é contactado por uma agência de viagens para actuar em Óbidos a fim de proporcionar boas fotografias a um grupo de turistas.
Este grupo de japoneses integra o Nikkor Club, uma escola de fotografia da conhecida marca fotográfica Nikon, e veio acompanhado pelo professor Mitsugu Ohnishi. A viajar e a fotografar entre o Porto e Lisboa, escolheram Óbidos como um dos locais de paragem. “Por se tratar de uma vila histórica, entendemos que  se adequava a actuação do grupo”, explicou Mitsugu Ohnishi à Gazeta das Caldas.
O também docente na Universidade de Osaka destacou o “bom ambiente” que encontraram na vila e disse tratar-se de um “sitio óptimo” para captar imagens. Realçou ainda que, com esta iniciativa, não se limitam a fotografar e que, por exemplo, através da dança estão a aprender a história e cultura de Portugal. “Através da fotografia estabelecemos a ligação entre os dois países e até relações de amizade”, referiu.
Este clube conta já com 60 anos de existência e os seus membros quando regressarem farão exposições com as imagens captadas nas várias localidades portuguesas. As melhores são premiadas.
Para o Grupo de Danças Antigas Josefa d’Óbidos, com 12 anos de actividade, também é um desafio interessante. “Trouxeram-nos algumas das fotos que tiraram o ano passado e são pessoas muito receptivas”, disse Tininha Santos, da direcção do grupo.
Composto por 30 elementos, dos 15 aos 50 anos, o grupo faz actuações em mercados e feiras medievais um pouco por todo o país, bem como em casamentos e outros eventos. Os fatos que usam, na maioria a recriar os utilizados pela nobreza, foram feitos pelos próprios, baseados numa pesquisa histórica, assim como as músicas, que também são interpretadas por elementos do mesmo grupo.
O Grupo de Danças Antigas Josefa d’Óbidos pertence ao Rancho Folclórico da Capeleira, que conta com 43 anos de actividade.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.