Curso de Corte e Confecção nos Pimpões

0
1100
DSCN7223 copyDurante o mês de Abril estão abertas as inscrições para a terceira edição do curso de Corte e Confecção da Sociedade de Instrução e Recreio os Pimpões. Ao longo de seis meses, todas as segundas e quintas-feiras (das 20h00 às 22h00), Celeste Magalhães, profissional de costura há mais de 40 anos com formação em modelagem têxtil, moulage e estilismo, ensinará os formandos a criarem de raiz o seu próprio vestuário. Começando por uma saia, segue-se uma blusa, um par de calças e um vestido. Terminadas as quatro peças iniciais, cada aluno pode levar sugestões suas.
“Quem vier para aqui e não souber sequer usar uma linha, sai do curso com todos os conhecimentos para conseguir costurar o seu guarda-roupa”, explicou Celeste Magalhães, que ensina aos aprendizes como tirar as medidas de um corpo, noções básicas de geometria, como fazer um molde, cortar uma peça e, finalmente, dar uso à máquina de costura. Do programa fazem ainda parte lições sobre as propriedades dos tecidos e sobre a história da moda.
“Conto-lhes quando surgiu a primeira máquina de costura e como evoluiu o conceito de moda, desde a pré-história à actualidade”, acrescentou a formadora, salientando que a moda é uma matéria muito mais complexa do que aparenta. “Sabia, por exemplo, que existe uma cor para cada dia da semana e a forma do nosso rosto define o tipo de decote que devemos usar?”.
Com alunas dos 17 aos 75 anos, Celeste Magalhães realça que o curso é uma mais valia para futuros estudantes de moda – que chegam às faculdades mais bem preparados para as disciplinas práticas – mas também para todas as pequenas costureiras que fazem bainhas em casa e saem da formação capazes de realizar emendas de maior dificuldade.
A mensalidade deste curso é de 35 euros e a lista de materiais necessários inclui um dossier, uma régua e uma máquina de costura. Incluída na formação está ainda uma visita ao Museu Nacional  do Traje, em Lisboa.  M.B.R.
- publicidade -