Cultura e moda no Parque D. Carlos I em espectáculo de homenagem à rainha D. Leonor

1
684
A família real voltou às Caldas da Rainha 500 anos depois

Centenas de pessoas deslocaram-se ao Parque D. Carlos I para assistir a uma homenagem à Rainha D. Leonor e à criação do Hospital Termal, num evento organizado pela finalista de um curso profissional de Estética e Cosmética.
Susana Mendes organizou este espectáculo como trabalho final do curso que frequentou no centro de formação profissional Al.tius, juntando a cultura, a moda e o bem-estar.
A aluna concretizou o seu sonho, com a ajuda de cerca de 150 pessoas, de realizar um evento cheio de surpresas que ao longo de mais de duas horas encantou as pessoas presentes. O parque voltou a ser animado, numa noite amena e pouco habitual nas Caldas. Pena foi que houvesse pouca iluminação e alguns dos portões estivessem encerrados, quando deveria haver um esforço para que as pessoas pudessem usufruir melhor daquele espaço.
O espectáculo começou com um bailado da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, seguindo-se a chegada da Rainha D. Leonor de charrete e uma encenação de como a monarca se apercebeu das potencialidades das águas termais, levando à criação do hospital termal e da vila caldense.
Foram recriados momentos como quando a rainha encontrou os enfermos a banharem-se nas poças de água termal ou quando o médico da corte a aconselhou que fosse construído o hospital nas Caldas.

Susana Mendes foi a mentora deste evento, que contou com a colaboração de cerca de 150 pessoas

Com a chegada da corte do rei D. João II ao palco, com figurantes do grupo de danças antigas Josefa de Óbidos, teve início um desfile de moda da loja Alice Fashion. Durante o desfile foram apresentados alguns trabalhos de alunas do curso de corte e costura daquele estabelecimento comercial.
Actuaram também Inês André e António Alves, participantes da segunda edição do concurso Agarra a Música, e estiveram presentes personagens caldenses como Zé Povinho e Maria Paciência. No final subiram todos ao palco para receberem um forte aplauso do público.
Apesar de todo o trabalho que teve ao longo dos últimos seis meses, a organizadora estava muito contente com o resultado. “Não tinha nenhuma experiência em organizar eventos, mas acho que correu tudo muito bem”, comentou, dizendo que ficou com vontade de voltar a desenvolver projectos desta envergadura.
A directora do hospital termal, Conceição Camacho, destacou a forma como Susana Mendes foi ambiciosa, conseguindo fazer algo muito importante. “Não só fez algo maravilho, como foi buscar as origens do hospital termal e das Caldas”, disse.
O vereador Hugo Oliveira também não poupou elogios à iniciativa. “Aquilo que vi aqui hoje foi a concretização em pleno da ideia que a Susana Mendes tinha apresentado na primeira reunião que tivemos. Tudo o que disse que queria fazer, ela conseguiu”, contou.
Susana Mendes contou com o apoio da Câmara das Caldas, do Centro Hospitalar, dos Pimpões e de algumas empresas caldenses, o que permitiu concretizar o seu projecto quase a custo zero. Também nenhum dos participantes cobrou qualquer valor, desde o pessoal técnico aos cantores.
No público estava também o júri do Al.tius que avaliou assim a prova final de Susana Mendes. A directora do centro de formação, Conceição de Sousa, garantiu que a aluna iria ter uma nota alta por ter “ido mais além” do que seria necessário.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -