Cruz Vermelha do Cadaval promove “Artesanato Sustentável”

0
682

A Cruz Vermelha do Cadaval quer ensinar os mais desfavorecidos a realizarem artes manuais a partir de materiais recicláveis, para fomentar a economia social local, combatendo a pobreza e a exclusão social.
O projecto Sustentarte é uma iniciativa pioneira a nível nacional e consiste em proporcionar formação gratuita em artesanato sustentável. É financiada pelo projecto Portugal Mais Feliz, da Cruz Vermelha Portuguesa.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia cadavalense, pretende-se “combater a pobreza através do fomento da economia social, combater a exclusão social e o isolamento através do convívio e da produção artística e ainda promover a sensibilização ambiental, através da utilização de materiais recicláveis”.
Os produtos executados pelos formandos serão colocados à venda em espaços próprios para o efeito, com 30% do preço de venda de cada peça a reverter para o seu autor.
As formações são destinadas aos beneficiários de apoios sociais, assim como desempregados de longa duração, pessoas com baixo nível de literacia ou indivíduos em situação de isolamento.
A delegação do Cadaval propõe-se ministrar ao longo de um ano um total de 12 acções formativas, com capacidade para 15 elementos por formação.
O local das acções será o salão nobre das antigas instalações da Câmara do Cadaval.
O projecto prevê ainda que alguns dos formandos possam dar continuidade a este projecto, criando cooperativas de artesanato.
As acções de formação deverão começar ainda durante o mês de Novembro, mas continuam abertas as inscrições, que podem ser feitas através do tel. 262083536 ou do endereço Pátio do Município, Lote 3, r/c, Cadaval. Os interessados podem também contactar a equipa do Rendimento Social de Inserção, o GIP – Gabinete de Inserção Profissional (situado na Câmara Municipal) ou as juntas de Alguber, Lamas ou Pero Moniz (que apoiam o projecto, proporcionando o transporte aos participantes das suas freguesias).

P.A.

- publicidade -