
Diversas iniciativas, sobretudo dirigidas a crianças jovens, assinalaram a data, inserida na Semana da Mobilidade, que decorreu entre 13 e 22 de setembro.
A Rua Heróis da Grande Guerra, nas Caldas da Rainha, transformou-se, durante a manhã da passada quinta-feira, 22 de setembro, numa pista de automóveis… a pedais. Esta foi uma das iniciativas do Dia sem Carros e que fez as delícias dos mais novos, convidados a fazer um percurso pré-definido, com sinalização vertical e, claro, a necessidade de muita atenção aos peões que passavam na passadeira.
Nas ruas das Montras e Miguel Bombarda foi dinamizado o Jogo da Memória com várias figuras temáticas sobre a mobilidade, feito um puzzle gigante 3D, houve dança e uma contadora de histórias partilhou com os meninos a história de animais que conduzem de veículos. À tarde a “fórmula” foi repetida, desta feita na freguesia de Santo Onofre, no Largo do Colégio Militar.
Esta iniciativa, promovida pelo município das Caldas em parceria com as duas Juntas de Freguesia urbanas, foi dinamizada pela Dinâmicas Naturais e envolveu cerca de 300 crianças do 4º ano de escolaridade.
De acordo com Paulo Gil, sócio-gerente da empresa, as crianças estão cada vez mais sensíveis a estas temáticas. “O tema deste ano da Semana Europeia da Mobilidade foi ‘Combina e move-te’ e percebemos que eles consideram que é importante partilhar automóvel, com os amigos, no percurso para a escola”, exemplificou Paulo Gil.
Muitas das crianças também já utilizaram o Toma, alguns só para experimentar aquele meio de transporte e outros porque os pais também já começam a utilizar. “Possivelmente não com a velocidade desejada, mas a mensagem está a ser passada”, considera o responsável.
A professora Sónia Neto, que leciona na Escola do Avenal, também destaca a importância da iniciativa, sobretudo para a sensibilização dos mais novos para os modos de mobilidade suave.
“Na escola procuramos passar a mesma mensagem, mas estas atividades têm uma força acrescida, eles vêem na prática o quão importante são, para o ambiente e para a saúde, os modos alternativos”, disse à Gazeta das Cdlas. A docente destacou ainda que os meninos levam, depois, a mensagem para casa, tal como já aconteceu com a reciclagem. “Costumamos dizer, na escola, que são pequenos grandes gestos que fazem mudanças”, partilhou a professora, acrescentado que, no caso concreto dos meninos do 4º ano da Escola do Avenal – e que têm aulas em Salir de Matos devido à realização das obras na escola -, “andam todos os dias de autocarro e já têm uma sensibilidade acrescida” para o uso do transporte público.
Já os alunos do Agrupamento de Escolas Raul Proença fizeram uma caminhada pela cidade, concentrando-se depois no Parque D. Carlos I num convívio.
A Semana da Mobilidade, que decorreu entre os dias 13 e 22 de setembro, integrou ainda uma exposição, aulas de zumba e bodybalance, a corrida e caminhada “Caminhar e pedalar em segurança” – Não fazemos nem mais um… Km, passeio de bicicletas, entre outras atividade. Houve ruas fechadas ao trânsito e viagens gratuitas no TOMA. Esta última iniciativa, que teve por objetivo promover a utilização do transporte público municipal, terá, de acordo com o presidente da Câmara, Vítor Marques, continuidade em breve, com a “oportunidade de gratuitidade do TOMA para algumas franjas de utilizadores”.
A autarquia pretende continuar a promover a acessibilidade dos peões, com a dimensão dos passeios e o seu rebaixamento nas passadeiras. Está também prevista a recolocação de vários sinais que atualmente estão nos passeios e criam embaraço na mobilidade dos peões. “Estamos a avaliar algumas intervenções um pouco mais arrojadas, como o fecho de mais ruas, ou durante períodos de tempo maiores”, explicou o autarca, dando o exemplo do encerramento ao trânsito da Rua Heróis da Grande Guerra ao sábado de manhã.






























