Crianças e jovens contribuem para uma região mais verde

0
747
notícias das Caldas
As árvores em Óbidos foram plantadas sob as orientações dos responsáveis do gabinete florestal

Cerca de 80 crianças da Escola Básica do 1º Ciclo de Alfeizerão plantaram na passada segunda-feira, dia 21 de Março, 120 pinheiros mansos no terreno em redor da Pousada da Juventude de Alfeizerão – São Martinho do Porto. A iniciativa, realizada no Dia Mundial da Árvore, foi organizada pelas Pousadas da Juventude em parceria com a Quercus – Associação Nacional e Conservação da Natureza, que ofereceu as árvores plantadas.
No primeiro dia de Primavera, e com um sol a convidar à brincadeira, as crianças responderam ao desafio lançado pelas Pousadas Juventude e puseram as mãos na terra, ao mesmo tempo que eram sensibilizadas para a importância de preservar o meio ambiente e as florestas.

“Plantar uma nova árvore e conservar uma outra, são gestos tão simples que nos agarram à vida”, lê-se numa nota da organização, que, além desta pousada, também escolheu as de São Pedro do Sul e Portimão para assinalar “a verde” este Dia Mundial da Árvore. Tudo porque “a protecção do ambiente constitui um dos maiores desafios que se colocam à sociedade moderna, sendo cada vez mais assumido o compromisso de defesa da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável”.
Para compensar os pequenos do trabalho em prol da preservação da natureza, a Pousada da Juventude de Alfeizerão ofereceu-lhes um lanche. A gerente do espaço, Ilda Serra, também esteve presente na iniciativa, onde a Câmara de Alcobaça se fez também representar pelo secretário do presidente, José Diogo.
Também em Óbidos foram plantadas árvores para comemorar a efeméride. Este ano, os jovens foram os protagonistas da iniciativa que, sob o lema “Planta uma árvore, cria raízes”, permitiu a plantação de 27 árvores no Parque da Encosta de Vila.
A organização foi do município e do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e juntou 27 turmas do 7.º ao 12.º ano. Em cada exemplar ficou registada a turma responsável pela sua plantação, para que mais tarde os jovens possam localizar a sua árvore.
A actividade contou com apoio do Gabinete Florestal da autarquia que acompanhou e supervisionou as plantações. O objectivo desta iniciativa foi a promoção, junto da população juvenil, de uma cidadania activa nas questões ambientais, com vista à valorização e protecção do seu património natural.
Já nas Caldas da Rainha, o stand da Toyota também desafiou os mais pequenos a preservarem o ambiente através da reciclagem. Para assinalar o Dia Mundial da Árvore o stand automóvel promoveu o workshop Eco-Música, onde as crianças construíram instrumentos musicais usando materiais reciclados, como pacotes de leite ou garrafas de sumo e de água.
O resultado deste workshop esteve durante toda a semana em exposição no stand, podendo ser ainda visto até amanhã, dia 26 de Março.
A Junta de Nossa Senhora do Pópulo comemorou o Dia Mundial da Floresta junto dos jardins-de-infância desta freguesia, nomeadamente o da Lagoa Parceira, São Cristóvão e Avenal e escola básica Nossa Senhora do Pópulo. Em cada um destes estabelecimentos foi plantada uma pereira, com o objectivo de sensibilizar o gosto das crianças pela natureza e sua importância no desenvolvimento humano e bem-estar.
Os petizes foram os “jardineiros” de serviço, ajudando a plantar mais uma árvore nas suas escolas.

 

- publicidade -