
Cerca de 80 crianças da Escola Básica do 1º Ciclo de Alfeizerão plantaram na passada segunda-feira, dia 21 de Março, 120 pinheiros mansos no terreno em redor da Pousada da Juventude de Alfeizerão – São Martinho do Porto. A iniciativa, realizada no Dia Mundial da Árvore, foi organizada pelas Pousadas da Juventude em parceria com a Quercus – Associação Nacional e Conservação da Natureza, que ofereceu as árvores plantadas.
No primeiro dia de Primavera, e com um sol a convidar à brincadeira, as crianças responderam ao desafio lançado pelas Pousadas Juventude e puseram as mãos na terra, ao mesmo tempo que eram sensibilizadas para a importância de preservar o meio ambiente e as florestas.
“Plantar uma nova árvore e conservar uma outra, são gestos tão simples que nos agarram à vida”, lê-se numa nota da organização, que, além desta pousada, também escolheu as de São Pedro do Sul e Portimão para assinalar “a verde” este Dia Mundial da Árvore. Tudo porque “a protecção do ambiente constitui um dos maiores desafios que se colocam à sociedade moderna, sendo cada vez mais assumido o compromisso de defesa da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável”.
Para compensar os pequenos do trabalho em prol da preservação da natureza, a Pousada da Juventude de Alfeizerão ofereceu-lhes um lanche. A gerente do espaço, Ilda Serra, também esteve presente na iniciativa, onde a Câmara de Alcobaça se fez também representar pelo secretário do presidente, José Diogo.
Também em Óbidos foram plantadas árvores para comemorar a efeméride. Este ano, os jovens foram os protagonistas da iniciativa que, sob o lema “Planta uma árvore, cria raízes”, permitiu a plantação de 27 árvores no Parque da Encosta de Vila.
A organização foi do município e do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e juntou 27 turmas do 7.º ao 12.º ano. Em cada exemplar ficou registada a turma responsável pela sua plantação, para que mais tarde os jovens possam localizar a sua árvore.
A actividade contou com apoio do Gabinete Florestal da autarquia que acompanhou e supervisionou as plantações. O objectivo desta iniciativa foi a promoção, junto da população juvenil, de uma cidadania activa nas questões ambientais, com vista à valorização e protecção do seu património natural.
Já nas Caldas da Rainha, o stand da Toyota também desafiou os mais pequenos a preservarem o ambiente através da reciclagem. Para assinalar o Dia Mundial da Árvore o stand automóvel promoveu o workshop Eco-Música, onde as crianças construíram instrumentos musicais usando materiais reciclados, como pacotes de leite ou garrafas de sumo e de água.
O resultado deste workshop esteve durante toda a semana em exposição no stand, podendo ser ainda visto até amanhã, dia 26 de Março.
A Junta de Nossa Senhora do Pópulo comemorou o Dia Mundial da Floresta junto dos jardins-de-infância desta freguesia, nomeadamente o da Lagoa Parceira, São Cristóvão e Avenal e escola básica Nossa Senhora do Pópulo. Em cada um destes estabelecimentos foi plantada uma pereira, com o objectivo de sensibilizar o gosto das crianças pela natureza e sua importância no desenvolvimento humano e bem-estar.
Os petizes foram os “jardineiros” de serviço, ajudando a plantar mais uma árvore nas suas escolas.






























