Os alunos dos primeiros ciclos do concelho das Caldas da Rainha visitaram no passado dia 22 de Outubro a Escola de Sargentos do Exército (ESE). As crianças assistiram a várias actividades militares, cantaram o hino nacional e receberam uma lição sobre a evolução da bandeira nacional.
Eram cerca das 9h30 quando o quartel começou a encher-se com mais de 250 crianças vindas de todo o concelho. A visita começou na Parada D. Afonso Henriques, onde o segundo-comandante Paulo Guedes Vaz lhes deu as boas-vindas. Dirigindo-se às crianças, disse que são “o futuro do país”, daí a importância de lhes “dar conhecimento daquilo que foi a nossa História”.
O discurso de Paulo Guedes Vaz antecedeu a apresentação da evolução histórica da bandeira nacional. Na parada desfilaram as 11 bandeiras da nação desde a sua fundação, por D. Afonso Henriques, até à actual bandeira da República. A acompanhar o desfile de cada bandeira, foi dada uma explicação dos elementos de cada estandarte e os motivos de cada alteração.
A seguir ao desfile do estandarte nacional patente na ESE, com as condecorações que aquele regimento já recebeu, foi realizado um desfile das forças em parada, que muito animou as crianças. Seguiu-se uma fotografia de conjunto e um lanche.
A manhã foi concluída com uma demonstração de actividades militares.
Convívio de antigos militares
Dois dias depois da visita das crianças do primeiro ciclo, no dia 24 de Outubro, a ESE recebeu a visita de antigos oficiais, sargentos e praças na reforma e na reserva que serviram o Regimento de Infantaria 5 e a ESE. Evento que contou com a presença de cerca de 50 antigos militares.
Pedro Sardinha, comandante da ESE, presidiu à cerimónia de recepção e explicou que a data escolhida teve um significado especial, por coincidir com a da tomada de Lisboa por D. Afonso Henriques, em 1147.
“É importante receber quem aqui prestou serviço, é um motivo de orgulho receber-vos”, sublinhou. Importância defendida pelo conhecimento que estes antigos militares têm sobre as infra-estruturas e a própria vida da escola que podem transmitir a quem serve hoje aquela instituição.
Na recepção, foi realizada uma retrospectiva do que tem sido a ESE desde a criação, em 1976, e também alguns números da actualidade.
A escola já formou quase 10 mil alunos, dos quais metade nos cursos de formação de sargentos do quadro permanente.
Actualmente exercem funções na unidade das Caldas da Rainha 196 pessoas: 102 praças, 52 sargentos, 31 oficiais e 11 civis. A guarnição é composta em 75% por pessoas das Caldas da Rainha, ou que optaram por ficar a residir na região.
Depois da recepção no auditório, seguiu-se uma homenagem aos mortos ao serviço da Pátria, uma visita às instalações e um almoço de convívio.
Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt































