Os mais pequenos aproveitam o último dia antes das férias para brincar ao Carnaval

Cerca de 2000 alunos do 1º ciclo e pré-escolar do concelho desceram à Avenida 1º de Maio para desfilar ao som dos ritmos carnavalescos. O tema principal era o mar e, entre a fantasia, também houve lugar às mensagens de proteção ambiental

As crianças das escolas do 1º ciclo e do ensino pré-escolar do concelho das Caldas da Rainha são as primeiras a desfilar na Avenida 1º de Maio, palco do corso carnavalesco caldense.
Este ano não foi excepção. O último dia de escola antes das férias do Carnaval é para brincar e foram cerca de 2000 as que aceitaram o repto e mostraram o resultado do trabalho que envolve a comunidade escolar na elaboração dos disfarces.
O tema proposto pela Câmara das Caldas este ano foi o mar e as diversas escolas deram asas à imaginação. A maioria dos estabelecimentos de ensino aderiram ao tema e deram-lhe várias interpretações. E foi ver desfilar a pequenada de vestida de marinheiros, piratas, alforrecas, mergulhadores, pescadores e varinas, navegadores. O tema também apelava à cada vez mais badalada questão da preservação dos oceanos e da ameala que consiste a proliferação dos plásticos. Várias escolas quiseram passar essa mensagem, ora de forma directa, através de cartazes com frases de sensibilização. Outras de forma mais indirecta, mas muito visual, com plásticos e lixo diverso presentes nas redes de pescadores, ou nas canastas das varinas. Apesar de haver um tema proposto, este não era obrigatório e outras escolas fugiram-lhe um pouco, apesar de umas se manterem ligadas de uma forma ou de outra.
Uma das escolas vestiu-se de parque eólico, sensibilizando para a questão das energias renováveis. O que também não faltou foi espaço para as figuras do imaginário infantil, que são sempre sucesso garantido junto da pequenada. Houve reis e rainhas, princesas, figuras da animação. Este ano o desfile teve uma orgânica um pouco diferente, atendendo às “reclamações” dos anos passados. O desfile consistiu em apenas uma volta, sendo facultativa a segunda, que acabava por tornar o evento cansativo sobretudo para os mais pequenos. Com o calor primaveril que se fez sentir no dia do desfile, a pequenada agradeceu. No final, não faltou o habitual lanche oferecido pela autarquia na praça do município.

- publicidade -