Início Destaque Crianças continuam a pedir o Pão por Deus no dia 1 de Novembro

Crianças continuam a pedir o Pão por Deus no dia 1 de Novembro

0
Crianças continuam a pedir o Pão por Deus no dia 1 de Novembro

notícias das CaldasPara quem acha que tradições como o Pão por Deus têm tendência a terminar, desengane-se. A tradição do 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, ou o Pão por Deus, ainda acontece em várias localidades da região, como é possível constatar nestas imagens.
Por exemplo, os meninos do Jardim de Infância de Salir de Matos continuam a pedir Pão por Deus. Cada sala preparou a actividade com a decoração do saco e confeccionou um doce para oferecer às crianças das outras salas deste jardim de infância. No dia marcado as crianças foram todas juntas com os seus sacos pedir Pão por Deus pelas ruas de Salir de Matos.

A escola pediu a colaboração à população com alguns dias de antecedência, embora algumas pessoas até aceitem participar espontaneamente e tenham oferecido doces, frutos secos e castanhas.
Na cidade os pedidos porta a porta não são tão organizados e há quem distribua rebuçados, frutos secos, chocolates, bolachas e fruta de bom grado.
Quando as crianças são mais pequenas, é comum encontrar um pouco afastadas, algumas mães que acompanham o peditório, garantido a segurança dos seus petizes.
Há alguns que fazem a busca mascarados de bruxos e bruxinhas, uma “inovação” que nada tem a ver com o Pão por Deus tradicional e que foi importado do Halloween dos Estados Unidos.
Resta saber se esta foi a última vez que os miúdos usaram o saco para pedir de porta em porta, tendo em conta que está em causa a manutenção do feriado de 1 de Novembro.

 

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.