
Foi com as mãos no barro que os alunos de uma turma da escola básica do 1º Ciclo do Bombarral terminaram uma actividade dedicada às profissões, que teve lugar a 16 de Janeiro, no museu municipal do Bombarral.
No âmbito da sua prova de aptidão profissional, Joana Correia e Patrícia Gurmete escolheram a sala de Etnografia do museu, onde são recordadas algumas profissões de outros tempos, para desenvolver a actividade que marca a conclusão dos seus três anos de formação.
A iniciativa iniciou-se com apresentação de algumas curiosidades acerca de cada uma das profissões representadas.
Durante a visita alguns dos alunos tiveram ainda oportunidade de experimentar alguns adereços relacionados com cada ofício, como é o caso das tamancas do sapateiro, do avental do ferreiro, do barrete do moleiro ou ainda do chapéu da padeira.
Com o objectivo de “testar” a atenção dos participantes durante a visita, realizou-se de seguida um jogo no qual os alunos tinham de descobrir, através de pistas, qual a profissão a que estas diziam respeito.
A actividade terminou junto ao oleiro, onde cada aluno teve à sua disposição uma porção de barro, na qual decalcaram a sua mão e escreveram o seu nome.
A decorrer há três anos, curso de Turismo Ambiental e Rural tem a duração de três anos, conferindo aos estudantes o nível profissional 4, equivalente ao 12º ano de escolaridade.
Neste ano lectivo o curso tem cerca de meia centena de alunos inscritos, dos quais 18 se encontram no último ano, que inclui o estágio profissional.






























