A Associação de Voluntários do concelho de Óbidos (AVCO) foi criada no passado dia 15 de Setembro, com o objectivo de “fazer a ponte entre todas as associações existentes e uma rede em tudo aquilo que for necessário fazer em diversas actividades de voluntariado”, explica Rui Vargas, membro da comissão organizadora.
O mesmo responsável considera que havia a necessidade de criar uma entidade “autónoma e totalmente despartidarizada” que possa complementar as muitas acções que estão a ser levadas a cabo no concelho de Óbidos. Por vezes, as associações não sabem a quem se podem dirigir para obter determinadas informações ou como deve ser feito o recrutamento de voluntários, conhecimentos que poderão obter estando a trabalhar em rede.
“Achamos que o trabalho voluntário deve ser organizado, coordenado, de maneira a que se faça a complementaridade como deve de ser”, justifica Rui Vargas, adiantando que no concelho existem muitas associações cujas acções estão a ser duplicadas.
A comissão organizadora, eleita no passado dia 15, é composta por três elementos oriundos do Banco Local de Voluntariado. A sua função, numa primeira fase, será de divulgação junto das outras instituições e, depois, por em prática a complementaridade entre as instituições.
Irão depois avançar com a elaboração dos estatutos, seu registo e legalização, assim como promover reuniões periódicas para enquadramento dos voluntários dentro das disponibilidades que cada um possua nas actividades a desenvolver.
A associação pretende ainda dar formação a novos voluntários, estabelecer contactos com associações congéneres e “procurar integralmente assumir a actividade voluntária no concelho de Óbidos, em perfeita consonância com todas as instituições existentes”, afirma.






























